Pesquisar o SITE

sexta-feira, 9 de março de 2012

Aldo Rebelo se diz satisfeito com obras do Maracanã



Aldo Rebelo se diz satisfeito com obras do Maracanã
Visita de Jerôme Valcke ao Brasil é cancelada e Blatter deve conversar com Dilma

Aldo Rebelo se diz satisfeito com andamento das obras do Maracanã


O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, esteve nesta sexta-feira no Rio de Janeiro para avaliar o andamento das obras de modernização do Maracanã. Ele percorreu o local onde ficará o gramado e mostrou-se bastante satisfeito com o que viu. A visita é a última de uma série de vistorias que o ministro fez às arenas que receberão os jogos da Copa.
"Estou muito feliz com todas as informações. Considerei os trabalhos adiantados em relação ao cronograma. Tanto na questão estrutural quanto no que diz respeito à compra dos equipamentos necessários para o prosseguimento da obra. Não tenho dúvidas de que o Maracanã, assim como os outros estádios, estarão prontos para o Mundial", avaliou o ministro.
Aldo disse ainda não ter dúvidas de que até 2014 a infraestrutura das cidades-sede será suficiente para atender ao volume de turistas que virão ao país durante o torneio. Os setores aeroportuário, de hotelaria e transportes têm sido alvo constante de críticas de especialistas e de representantes da Fifa.
"Os aeroportos, por exemplo, não têm problemas de capacidade, mas há uma falha nos serviços. O atendimento e o acolhimento aos passageiros ainda são insatisfatórios, mas podem ser aprimorados apenas com a contratação de pessoal. As filas que vimos quando o sistema de check-in da Tam saiu do ar não ocorreriam se tivéssemos mais funcionários", ponderou. Precisamos também acertar alguns detalhes nos sistemas de telecomunicações, na saúde e na segurança. Mas são questões que serão resolvidas a tempo. Não nos preocupamos apenas com a Copa do Mundo, mas com as exigências que serão impostas pelo crescimento econômico do Brasil", avaliou.
Viagem de Valcke é cancelada
Um dia depois de anunciar que aceitou o pedido de desculpas da Fifa pelas declarações do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, Rebelo afirmou que a inspeção às obras que o executivo faria na próxima semana deve ser cancelada. Rebelo, entretanto, foi evasivo quando questionado sobre a possibilidade de um pedido de afastamento de Valcke da sua função de interlocutor com o país. "As perguntas são claras, mas as respostas nem sempre podem ser", brincou. "Os pedidos foram feitos por carta. As respostas virão da mesma maneira", disse.
Na última sexta-feira, Valcke falou que os organizadores do Mundial de 2014 precisavam de um "pontapé na bunda" para as obras da Copa do Mundo andarem no País, e afirmou que os preparativos brasileiros estão em "estado crítico". A declaração foi seguida por uma onda de críticas ao representante da Fifa. Após Rebelo afirmar que as palavras eram inaceitáveis, o secretário especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, classificou Valcke como "vagabundo e boquirroto". 
Depois do episódio, foi marcado um encontro entre a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o mandatário da Fifa, Joseph Blatter. A data da reunião ainda não foi confirmada. 
As reformulações no "Maior do Mundo"
O Maracanã terá capacidade para receber 78 mil pessoas, que assistirão às partidas em assentos mais confortáveis e protegidos do sol e da chuva. As arquibancadas avançarão 12 metros em direção ao gramada, o que deixará os torcedores mais próximos dos atletas e eliminará os pontos cegos. Também serão instalados quatro telões de 100 metros quadrados, novos camarotes e rampas que permitirão a evacuação total do estádio em até oito minutos e meio. Trabalham nas obras 4.500 operários, que se revezam em dois turnos, de segunda à sábado. O número será ampliado para 5.200 nos próximos meses. A previsão é de que tudo esteja pronto em fevereiro de 2013, a tempo da Copa das Confederações. O custo total da reforma ficará em torno de R$ 860 milhões.
Fonte:Carlos Caroni/JB