Pesquisar o SITE

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher: 'JB' faz homenagem a grandes nomes


Dia da Mulher: 'JB' faz homenagem a grandes nomes

Darcy Vargas é lembrada pelas questões sociais

Dia da Mulher: Darcy Vargas é lembrada por preocupação com questões sociais

Seu principal projeto, Casa do Pequeno Jornaleiro atende 300 adolescentes carentes do Rio


No Dia Internacional  da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de março, o Jornal do Brasil faz sua homenagem aos grandes nomes femininos que ajudam ou ajudaram a construir a história do nosso país. Os exemplos de brasileiras que florescem nas áreas política, médica, econômica, esportiva e social são muitos, como vamos mostrar numa série de reportagens. 
Muito lembrada no país por seu comprometimento com as questões sociais, a ex-primeira-dama Darcy Vargas é uma das brasileiras que transformou o cenário social brasileiro, por conta de sua preocupação com as questões sociais.  
Logo que o então presidente Getúlio Vargas subiu ao poder, com o golpe de 1930, a primeira-dama trabalhou no Abrigo Cristo Redentor até 1940. Em 1938, ela criou a Fundação Darcy Vargas. O principal projeto desta entidade sobrevive até hoje no bairro da Saúde (na Zona Portuária do Rio) e atende cerca de 300 adolescentes e crianças carentes: a Casa do Pequeno Jornaleiro. 
Darcy Vargas destacou-se no cenário brasileiro por melhorar condição de vida dos mais carentes
Darcy Vargas destacou-se no cenário brasileiro por melhorar condição de vida dos mais carentes
Lá as crianças estudantes da rede pública de ensino carioca participam de um programa educacional de frequência diária obrigatória que complementa o horário escolar e auxilia na formação profissional. 
Legião Brasileira de Assistência 
Depois que o Brasil entrou, de fato, na Segunda Guerra Mundial, em 1942, a primeira-dama criou a Legião Brasileira de Assistência (LBA). A principal função da entidade era ajudar familiares de soldados brasileiros enviados à Segunda Guerra Mundial.
É grande o número de entidades que levam o nome de Darcy no país. Em São Paulo, fixaram-se o Centro de Estudos Darcy Vargas e o Hospital Infantil Darcy Vargas, que está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e atende especialidades pediátricas. Em Santa Catarina, a Maternidade Darcy Vargas tem em seu nome e trabalho outra justa homenagem à Darcy. 
Fonte:JB