Washington - O comandante das forças da Otan no Afeganistão, o general americano John Allen, prometeu nesta segunda-feira (12/3) que todos os envolvidos no massacre de 16 civis afegãos, supostamente sob a responsabilidade de um soldado americano, serão julgados e terão que prestar contas.
"Sim, é uma tragédia. Sim, realizaremos uma investigação e faremos (os envolvidos) pagarem", declarou Allen à rede CNN, acrescentando que o incidente foi "um ato isolado" e que os laços entre Estados Unidos e Afeganistão continuarão sendo fortes. "A evidência até o momento, tanto em termos de observações como relatórios e entrevistas, nos leva a crer que ele atuou como um só indivíduo neste ponto", afirmou Allen, que se negou a dar o nome do soldado para proteger a investigação.
Allen confirmou que serão as forças americanas sob seu mandato que conduzirão a investigação do massacre de domingo, em que morreram 16 civis afegãos, entre eles mulheres e crianças.
O comandante prometeu "manter o governo afegão informado ao longo da investigação". Mas confirmou que, apesar do pedido dos legisladores afegãos para julgá-lo no Afeganistão, "o indivíduo será investigado e o resultado estará submetido à lei dos Estados Unidos".
Fonte:CB