De acordo com César Sampaio, a decisão partiu de Marcos, depois de ouvir seus familiares, e a conversa foi marcada pela franquesa e o jeito direto que sempre marcou o goleiro.
Entre altos e baixos, o amor incondicional de uma torcida
Marcos sabe como poucos jogadores o que é ir do céu ao inferno com a camisa de um grande clube brasileiro. Revelado pelo Palmeiras, o goleiro chegou aos profissionais em 1992. Depois de passar muitos anos como reserva de Velloso, até que seu destino mudou radicalmente em 1999.
Marcos recebeu a oportunidade de se tornar titular da equipe durante a disputa da Taça Libertadores, por conta de uma lesão do titular. Com grandes atuações, entre elas as defesas nas quartas de final contra o arquirrival Corinthians, o goleiro foi um dos principais nomes da conquista inédita para o clube.
Contudo, o primeiro revés veio no mesmo ano. Na disputa do Mundial Interclubes, Marcos falhou e permitiu o gol da vitória do Manchester United por 1 a 0, frustrando o sonho palmerense de conquistar o título mundial.
No ano seguinte, novo momento êxtase: Marcos defendeu a cobrança de pênalti de Marcelinho Carioca e classificou o Palmeiras em uma disputa histórica de pênaltis pela Taça Libertadores. O goleiro ainda seria campeão da Copa dos Campeõs no mesmo ano.
Em 2002, Marcos foi o escolhido por Felipão para ser o camisa 1 da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2002 e não decepcionou: com defesas difíceis e muita personalidade, foi um dos destaques do pentacampeonato mundial. Mesmo com o interesse de gigantes europeus como o Arsenal, o eterno camisa 12 do Palestra Itália preferiu ficar no clube, mesmo após o rebaixamento para a segunda divisão. Ele foi o líder da equipe que conquistou a Série B e trouxe novamente o alviverde para a elite do futebol brasileiro.
Nos últimos anos, Marcos sofreu com uma grande série de contusões, que o impediram de ter uma continuidade, permitindo a ascensão de Diego Cavalieri e, posteriormente, de Deola. O goleiro é um dos maiores ídolos da história do Palmeiras e ficou conhecido como São Marcos.
Fonte:J B -Tags: 2002, campeão, copa, futebol brasileiro, goleiro, ídolo, libertadores, marcos, mundo, palmeiras, rebaixamento, são paulo