Pesquisar o SITE

quarta-feira, 7 de março de 2012

'Superterça': Romney vence em 6 Estados e amplia vantagem


O moderado Mitt Romney consolidou sua posição de líder na corrida pela indicação republicana à presidência dos Estados Unidos ao vencer em seis dos dez Estados em disputa na "Super Terça", incluindo o Estado-chave de Ohio, no qual triunfou por uma pequena margem sobre o principal rival, Rick Santorum.


Romney conquistou os delegados de Massachusetts, Virgínia, Vermont, Idaho, Alaska e Ohio, onde disputou voto a voto com o ultraconservador Rick Santorum para vencê-lo no final por 38% a 37%. Santorum ganhou no Tennessee, Oklahoma e Dakota do Norte, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich levou na Geórgia.
Em Ohio, Romney e Santorum trocaram de liderança durante a apuração, em uma disputa voto a voto pelos 63 delegados deste reduto político simbólico, historicamente um Estado de indecisos ou "swing state", que em cada eleição muda de partido e sempre aponta o vencedor.




Em Massachussetts, seu Estado natal, Romney conquistou 72% dos votos, contra apenas 12% para Santorum. No centro de campanha de Massachusetts, Romney agradeceu aos eleitores e criticou mais uma vez presidente Barack Obama.

"Para os milhões de americanos que olham em volta e só conseguem ver empregos que não conseguem ter e contas que não podem pagar, tenho uma mensagem", disse Romney, em meio a gritos de "USA, USA" e "nós precisamos de Mitt".

"Vocês não falharam. Vocês têm um presidente que falhou com vocês, e isso vai mudar... este presidente está sem ideias. Ele está ficando sem desculpas, e em 2012, nós vamos tirá-lo da Casa Branca. Esta campanha não é sobre um nome na eleição. É sobre salvar a alma da América", disse.Na Virgínia, onde Santorum e Gingrich não concorreram, Romney obteve 59% dos votos, contra 41% para Ron Paul.

 O candidato moderado também ganhou em Vermont, onde recebeu 40% dos votos, contra 25% de Ron Paul e 23% de Rick Santorum. Finalmente, Romney obteve 76% dos votos em Idaho, contra 12% para Ron Paul. No Alaska, com 96% da apuração, segundo o New York Times, Romney obteve 32,6% dos votos, contra 29% de Santorum e 24% de Ron Paul.

Rick Santorum levou no Tennessee, Oklahoma e Dakota do Norte, segundo as projeções das TVs. No Tennessee, Santorum ganhou com a boa margem de 37%, contra 28% para Romney e 24% para Newt Gingrich, segundo a CNN. O Estado é o terceiro que mais concede delegados nesta "Super Terça", com 58, perdendo apenas para Ohio, 66, e Geórgia, 76.

Santorum também venceu em Dakota do Norte, com 40% dos votos, seguido por Ron Paul, 27%, e Mitt Romney, 24%. Newt Gingrich ficou em quarto lugar. Em Oklahoma, o ultraconservador ficou com 34%, contra 28% para Romney e 27% para Gingrich.
Newt Gingrich ganhou em seu Estado natal da Geórgia. A vitória era a mais certa do dia, já que todas as pesquisas lhe davam uma vantagem de ao menos 10 pontos sobre Romney.

Estavam em jogo nesta "Super Terça" 437 delegados, quase 40% do total necessário para garantir a indicação do partido republicano, que é de 1.144 delegados. Ohio era o troféu do dia, com 63 delegados em disputa.

Santorum, um cristão conservador de 53 anos, mostrou-se feliz por ter vencido em três Estados. "Está é uma grande noite, com muitos Estados em jogo. Vamos vencer em alguns. Vamos perder em outros. Mas por enquanto, já estamos na corrida para levar algumas medalhas de ouro e uma boa quantidade de medalhas de prata", exclamou diante de alguns seguidores reunidos no ginásio de uma escola de Steubenville, em Ohio. "Vencemos no oeste, no meio-oeste e no sul, e estamos prontos para vencer em todo o país", completou.

Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, ganhou espaço entre as alas mais conservadoras do país com um discurso de oposição ao aborto, contra a cobertura do acesso a anticoncecionais e de críticas ao princípio da separação entre a Igreja e o Estado. Mas enfrentou críticas ao acusar o presidente Obama de "esnobe" por desejar que todos busquem a universidade.

Os pontos de vista radicalmente conservadores de Santorum o afastaram dos republicanos mais moderados e, depois do resultado de Ohio, os republicanos devem questionar suas possibilidades como candidato a presidente.

Ao mesmo tempo, apesar das vitórias de Romney na "Super Terça", a disputa mais uma vez evidenciou as dificuldades do milionário para atrair os eleitores do sul, com as derrotas para Gingrich na Geórgia e Santorum no Tennessee e Oklahoma.
A diversidade dos resultados e a disputa acirrada em Ohio mostram que os republicanos ainda têm um longo caminho a percorrer na batalha Estado por Estado antes da conveção de agosto.

Até segunda-feira, Romney havia ganhado em oito Estados, incluindo a votação não vinculante do Wyoming, e Santorum, em três - ou quatro se forem considerados os resultados de Missouri. Gingrich tinha apenas a Carolina do Sul, enquanto o congressista pelo Texas Ron Paul não obteve qualquer vitória.
Os delegados se reunirão em agosto em Tampa (Flórida) na convenção republicana para designar o rival do presidente democrata Barack Obama em novembro.

Apuração

O Terra acompanhou a apuração e o resultado final das primárias da chamada "Super Terça" durante a noite de terça-feira e madrugada desta quarta (horário de Brasília), bem como a reação dos pré-candidatos na medida em que iam sendo apontados os vencedores em cada Estado. Para acompanhar como foi a "Super Terça", clique aqui.
As primárias republicanas de 2012 No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012.

 Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Fonte:AFP/JB