Pesquisar o SITE

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Compras governamentais devem estimular a economia


As medidas que o governo deve anunciar nesta quarta-feira (27) para estimular e economia preveem o uso das compras governamentais para estimular a indústria. A preferência será dada à aquisição de produtos nacionais em itens como ônibus, carteiras escolares e retroescavadeiras.
O anúncio das medidas será feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, às 11h, no Palácio do Planalto. Inicialmente, estava marcada para esse horário uma cerimônia com prefeitos para assinatura de termo de compromisso para compra de cadeiras e ônibus escolares e construção de quadras de esportes. O evento foi ampliado e irá incluir outros itens.
Ao longo do dia de nesta terça-feira (26), a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, da Saúde, Alexandre Padilha, do Trabalho, Brizola Neto e da Agricultura, Mendes Ribeiro, para tratar do assunto. Dilma também conversou demoradamente com Guido Mantega.
As medidas, a exemplo de outras já anunciadas pelo governo, buscam estimular a economia em um momento de crise financeira internacional que compromete o crescimento econômico de diversos países. No início do mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que mostram que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior.
No final da manhã, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, adiantou que haveria o anúncio de novas medidas para e economia com destaque para o investimento.
Fonte:JB

Após gol salvador, Romarinho exalta: "minha estrela brilhou"



Após gol salvador, Romarinho exalta: "minha estrela brilhou"
Jovem atacante marcou e Corinthians arrancou empate com o Boca, na Bombonera, no fim do jogo

O hexacampeão Boca Juniors e a lotada La Bombonera não intimidaram Romarinho, que, no primeiro toque na bola, marcou o gol de empate por 1 a 1 e salvou o Corinthians na Argentina. Com o resultado desta quarta-feira, o time alvinegro precisa de uma vitória simples, em São Paulo, para conquistar o inédito título da Copa Libertadores da América.
Herói contra o Palmeiras no domingo (quando anotou os dois tentos do triunfo por 2 a 1, de virada), o atacante que veio do Bragantino saiu de campo valorizando o momento. "Não esperava isso. Fiquei muito feliz. Saí do banco e minha estrela brilhou hoje", afirmou na La Bombonera.
Novo xodó da torcida corintiana, Romarinho, 21 anos, enalteceu o técnico Tite, que, além de tê-lo inscrito na semifinal do torneio continental, contra o Santos, optou por colocá-lo em campo na segunda etapa do duelo desta quarta, no lugar do meio-campista Danilo.
"O Tite me pediu para abrir na lateral e ter muita velocidade. Acho que isso depende dele. A equipe está bem e estou feliz. Vamos continuar trabalhando, mas isso (titularidade) depende do Tite", disse.
O atacante agora mira o próximo compromisso, que será na quarta, no Pacaembu. "Saímos com o resultado atrás, então ficamos contentes. Agora é buscar esse título em São Paulo", completou.
Fonte:Diego Garcia


Atirador invade sede de TV estatal síria e mata sete pessoas



Atirador invade sede de TV estatal síria e mata sete pessoas
De acordo com ministro das comunicações sírio, os mortos foram amarrados e, em seguida, executados 'a sangue frio'

Atirador invade sede de TV estatal síria e mata sete pessoas


No mais novo episódio da violência na Síria, um atirador invadiu uma emissora de TV estatal pró-governo e matou sete pessoas no sul da capital do país, Damasco. Jornalistas e seguranças são a maioria das vítimas.
Segundo informações da imprensa síria, a sede do canal de televisão governista Ikhbariya também foi incendiada. Imagens do edifício em chamas foram transmitidas nos principais meios de comunicação do país.
Segundo o ministro da comunicação da Síria, Adnan Mahmoud, que visitou o local da tragédia, as vítimas foram amarradas e mortas "a sangue frio".
O ataque ocorreu horas depois do presidente sírio, Bashar Al Assad, ter reconhecido que o país vive um "estado real de guerra". 
Fonte:JB

Corregedora do CNJ vai divulgar em breve vencimentos do Judiciário



Corregedora do CNJ vai divulgar em breve vencimentos do Judiciário
Eliana Calmon diz que já recebeu “ordem nesse sentido” do presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto

Corregedora do CNJ vai divulgar em breve vencimentos do Judiciário 


A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, a propósito da iniciativa do Executivo de divulgar os salários e adicionais de todos os servidores — inclusive os da presidente da República e dos ministros de Estado — disse que o Judiciário “deve fazer o mesmo, de forma imediata”, e que já recebeu “ordem nesse sentido” do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ayres Britto.
“Ele (Ayres Britto) está absolutamente seguro, e não abre exceção para que nós, do Judiciário, também façamos a divulgação dos nossos dados salariais. Aliás, esses dados já existem, mas não estão completos. Porque o que se fala é o salário puro e simples, mas nós temos muitas gratificações, adicionais e outros acréscimos que eu chamo penduricalhos”, acrescentou Eliana Calmon.
A corregedora comentou ainda que, fazendo o papel de “advogada do diabo”, diante de sua posição, chegou a argumentar: “Quero dizer ao senhor que estou recebendo muitas solicitações de magistrados preocupados com a sua segurança, em razão dessa divulgação. O que o senhor tem a dizer? E ele respondeu: 'Nada, porque essa não é uma questão de segurança. É prioritária a divulgação”.
Eliana Calmon também lembrou que a ministra Carmen Lúcia, do STF, e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, já se antecipou e divulgou o seu contracheque. “Nós estamos fazendo exatamente a mesma coisa. Cabe à Corregedoria, então, cumprir as ordens da Presidência”, concluiu.
Justiça plena
A corregedora nacional de Justiça concedeu, nesta quinta-feira, entrevista sobre o programa Justiça Plena, e revelou que o Tribunal de Justiça do Ceará é a Corte com o maior número de processos monitorados pelo programa, que acompanha o trâmite de processos de grande repercussão social com o objetivo de garantir a efetividade e a celeridade da prestação jurisdicional.
“Identificamos onde se encontra  o processo e por que está atrasado. A partir daí, entramos em contato com o juiz da causa para saber se há alguma dificuldade, se ele precisa de ajuda, se necessita de alguma perícia ou de qualquer outro recurso. Desta forma temos conseguido bons resultados”, disse a ministra Eliana Calmon.
De acordo com levantamento feito pela Corregedoria, 14 dos 108 casos acompanhados atualmente pelo programa tramitavam no Tribunal de Justiça do Ceará. A maioria dos casos (12) refere-se à atuação de grupos de extermínio, em processos que tramitam em Fortaleza e nas comarcas de Beberibe e Maracanaú. Outros dois dizem respeito à morte do paciente psiquiátrico Damião Ximenes Lopes, na Casa de Repouso Guararapes de Sobral, ocorrida em 1999.
Na Justiça comum estadual, o tribunal de Justiça de Minas Gerais é o segundo colocado no levantamento, com 11 processos incluídos no Justiça Plena. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) aparece em terceiro lugar, com sete casos. Os números fazem parte do relatório de balanço do programa Justiça Plena, lançado oficialmente nesta quinta-feira pela Corregedoria. 

Fonte:Luiz Orlando Carneiro, Brasília  /JB


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Substância cancerígena é muito concentrada em Coca-Colas no Brasil


 (Scott Olson/AFP PHOTO)




















Substância cancerígena é muito concentrada em Coca-Colas no Brasil!!



Coca-Cola no Brasil têm a maior concentração de substância cancerígena!!


Latinhas de Coca-Cola vendidas no Brasil têm a mais alta concentração de 4-metil imidazol (4-MI), substância que em altas dosagens pode causar câncer. Isso é o que diz um estudo norte-americano divulgado nesta terça-feira (26/6) pelo Centro de Ciência de Interesse Público.

As latas brasileiras contêm 267 microgramas da substância por 355 ml de refrigerante. O valor está dentro do permitido pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permite produtos com até 200 mg/kg, mas é o mais alto de todos os países pesquisados.

O Quênia ficou em segundo lugar, 177 mcg e o Canadá em terceiro, 160 mcg, seguidos por Emirados Árabes Unidos, 155 mcg, México, 147 mcg, e Reino Unido 145 mcg.

Em março, outra pesquisa do mesmo centro alertou para os perigos da substância encontrada em alta concentração na Califórnia. Lá, os fabricantes alteraram a fórmula e chegaram a 4 mcg por 355 ml.

Exército analisa a rapidez da tecnologia 4G em diversas situações



 (Motorola/Divulgação)

Exército analisa a rapidez da tecnologia 4G em diversas situações
A internet móvel é nova grande aliada para a prestação de serviço público. Ainda mais quando se trata do LTE, ou o 4G, com velocidades até 10 vezes superiores ao tradicional 3G. Por isso, o Exército em parceria com a Motorola Solutions testará em um período de seis meses a tecnologia em diversas situações, que exigem a transmissão rápida de dados entre os soldados e a base. Para os testes, serão utilizadas três antenas, que emitem o sinal da internet, capazes de abranger todo o Plano Piloto. A Motorola destinará US$ 2 milhões para o fornecimento de aparelhos, como modems para os computadores e smartphones. “Acreditamos que, ao alocar parte da faixa de 700MHz para o uso da segurança pública e missão crítica, será possível oferecer melhores recursos aos órgãos de segurança e qualidade de vida aos cidadãos futuramente”, explica Eduardo Estefano, presidente da Motorola Solutions.


Os testes serão feitos com foco no combate ao crime, desastres, proteção ambiental e manutenção da lei e da ordem em grandes eventos. Segundo o general Santos Guerra, em um cenário no qual o Brasil receberá tantos eventos, pensar que essas tecnologias serão usadas na Copa das Confederações em 2013 é bastante pretensioso. No entanto, ele afirma que o foco é que na Copa do Mundo de 2014 já estejam em funcionamento. Além disso, segundo o general, um dos objetivos da demonstração do 4G aliado ao Exército é para que países vizinhos da América Latina também escolham aderir ao uso da tecnologia e melhorar a segurança pública.

Fonte:CB

Pesquisa usa imagens para traçar desenvolvimento de doenças do corpo humano



Uma das áreas médicas mais beneficiadas pelo avanço tecnológico é a imagiologia: tecnologias 3D fazem com que as imagens colhidas do corpo se assemelhem a fotografias (Divulgação do artigo de T. Kroes, F. H. Post e C. P. Botha)






Uma das áreas médicas mais beneficiadas pelo avanço tecnológico é a imagiologia: tecnologias 3D fazem com que as imagens colhidas do corpo se assemelhem a fotografias





Especialistas usam imagens para traçar perfil do desenvolvimento de doenças
A evolução e a popularização dos computadores revolucionaram diversas áreas do conhecimento, sendo a medicina, sem dúvida, uma das mais beneficiadas. Atualmente, as imagens tridimensionais do corpo humano estão presentes em vários exames, diagnósticos e planejamentos cirúrgicos. Mas os avanços parecem longe do fim. Especialistas da área acreditam que equipamentos de diagnóstico avançados como os vistos na série americana de ficção científica Star trek não devem demorar muito para se tornar realidade, como aponta um artigo sobre o tema publicado recentemente na revista especializada Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

No trabalho, que faz uma análise dos avanços da imagiologia médica nos últimos 30 anos, os pesquisadores mostram quais foram as técnicas que mudaram a medicina, além de traçar previsões do que esperar para o futuro. De acordo com um dos autores do estudo, o pesquisador Charl Botha, do Centro Médico Universitário Leiden, na Holanda, uma das grandes promessas está no salto dos exames individuais para os exames populacionais. 

Fonte:Marcela Ulhoa















Relacionamentos afetivos fazem com que casais reduzam vícios, diz pesquisa


 (Monique Renne/CB/D.A Press)












Relacionamentos afetivos fazem casais reduzirem vícios

A solteirice é muitas vezes marcada por farras, bebedeiras e noites maldormidas. Contudo, basta encontrar um par, a tão sonhada alma gêmea, para os tempos de excessos chegarem ao fim. Não importa se é no começo do relacionamento, quando o casal ainda está se conhecendo, ou quando a relação fica mais consolidada. Mais dia menos dia, os excessos ficam menos frequentes. É o que garante um estudo feito pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). De acordo com a pesquisa, a qualidade do relacionamento, a adoção dos padrões comportamentais do parceiro e a interação entre essas duas variáveis protegem os casais de jovens adultos do consumo excessivo de álcool e de outras drogas.

A pesquisa analisou 909 estudantes dos ensinos fundamental e médio de 10 escolas públicas norte-americanas e os acompanhou por até dois anos após o término do ensino médio. Segundo a psiquiatra e coordenadora do Cisa, Camila Magalhães, os grupos foram divididos nas seguintes categorias: casamento, coabitação sem casamento, namoro sem coabitação e solteiros. “Também foram investigadas a interação com o uso de drogas pelo parceiro e a qualidade do relacionamento”, diz.

Fonte:Rebeca Ramos

Pesquisa no Japão estuda como a mente dos humanos simula o pensamento


Segundo o cientista Hiroyuki Nakahara, é possível simular a expectativa do outro simulando um sinal de recompensa. Para ele, o ser humano olha para si na busca por entender o outroSegundo o cientista Hiroyuki Nakahara, é possível simular a expectativa do outro simulando um sinal de recompensa. Para ele, o ser humano olha para si na busca por entender o outro

Pesquisa no Japão estuda como a mente dos humanos simula o pensamento



Pesquisadores tentam observar como o cérebro simula o pensamento

A menos que uma pessoa diga o que queira, descobrir o que se passa em sua cabeça é uma tarefa complicada. Mas o cérebro humano não desiste, e dedica boa parte do tempo procurando adivinhar as escolhas e preferências alheias. O processo, nem sempre consciente, ocorre, por exemplo, quando alguém tenta comprar um presente para um amigo ou pensa na melhor maneira de dizer algo ao outro. Na busca por mais informações sobre essa atividade da mente, pesquisadores do Japão criaram um experimento para observar como o cérebro simula o pensamento dos outros.

A pesquisa, divulgada recentemente na revista Neuron, foi realizada pelo Riken Brain Science Institute, em Saitama, no Japão. Com a ajuda de uma máquina funcional de ressonância magnética, os cientistas viram que sinais cerebrais eram ativados quando voluntários tentavam fazer escolhas similares às de outras pessoas. O resultado mostrou que a simulação de pensamento depende do julgamento do próprio indivíduo, mas é definida principalmente pela observação. Quanto mais familiar o comportamento do outro, maiores as chances de acertar as escolhas que ele deve fazer.

Fonte:
Roberta Machado

Relatório diz que 5% da população mundial consumiu droga ilícita em 2010



Em todo o mundo, estima-se que cerca de 230 milhões de pessoas (5% da população adulta, com idade entre 15 e 64 anos) tenham usado alguma droga ilícita pelo menos uma vez em 2010. O problema da droga atinge cerca de 27 milhões de pessoas, o que representa 0,6% da população mundial. Praticamente uma em cada 100 mortes entre adultos é atribuída ao uso de drogas ilícitas.

Os dados fazem parte do Relatório Mundial sobre Drogas 2012, divulgado nesta terça-feira (26/6) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). Segundo a publicação, o consumo e a produção de drogas ilícitas, como a cocaína, a heroína e a maconha, têm ficado estável, apesar de mudanças nos fluxos e mercados de consumo dessas substâncias.


O relatório mostra ainda que 13% dos usuários de drogas têm problemas com a dependência, incluindo distúrbios e o aumento da incidência de contração do vírus HIV, de hepatite C e hepatite B – entre usuários de substâncias injetáveis. De acordo com o Unodc, a maconha e os estimulantes do tipo anfetaminas são as drogas mais usadas no mundo. Globalmente, o consumo de cocaína ficou estável, com o número de usuários estimado em 2010 entre 13,3 milhões e 19,7 milhões, correspondendo a 0,4% da população adulta mundial.


Os principais mercados de cocaína continuam a ser a América do Norte, a América do Sul e as Europas Central e Ocidental. O consumo de cocaína entre os adultos diminuiu nos Estados Unidos, passando de 3% em 2006 para 2,2% em 2010. De acordo com o Unodc, isso pode estar relacionado ao declínio de 47% na fabricação de cocaína na Colômbia.

Segundo o relatório, no Brasil, as apreensões federais têm mais do que triplicado desde 2004, atingindo 27 toneladas em 2010. Alguns dados indicam ainda uma expansão do mercado de cocaína, particularmente de crack (droga derivada de cocaína) em alguns países da América do Sul.

O uso de cocaína também aumentou entre as nações sul-americanas, inclusive no Brasil e em outros países que fazem parte do Cone Sul, a partir de meados da década de 90 até 2005. “Dados de pesquisas recentes para o Brasil estão indisponíveis, mas a preocupação com o aumento do uso de cocaína no Brasil se reflete no programa nacional que o país lançou em dezembro de 2011. O aumento nas apreensões também pode refletir o papel do Brasil como um país de partida para a cocaína contrabandeada por meio do Oceano Atlântico”, destaca o relatório.
Fonte:CB/Agência Brasil

Obama lidera intenção de voto em três estados chave, diz pesquisa



O presidente norte-americano possui intenção de voto de 45%, contra 41% para Romney na Flórida, 47% contra 38% em Ohio e 45% contra 39% na Pensilvânia (Larry Downing/REUTERS)
O presidente norte-americano possui intenção de voto de 45%, contra 41% para Romney na Flórida, 47% contra 38% em Ohio e 45% contra 39% na Pensilvânia

Washington - O presidente americano, Barack Obama, tomou a dianteira no caminho para as eleições de novembro em três dos principais estados que não contam com uma orientação política definida, em comparação com seu rival republicano Mitt Romney, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27/6). A pesquisa da Universidade de Quinnipiac dá a Obama uma intenção de voto de 45%, contra 41% para Romney na Flórida (sudeste), 47% contra 38% em Ohio (nordeste) e 45% contra 39% na Pensilvânia (nordeste).

Na mesma pesquisa realizada há sete semanas, o presidente já havia se consolidado na Pensilvânia, enquanto na Flórida e em Ohio os candidatos estavam quase empatados. Os três estados são considerados pelos analistas um campo de batalha chave diante das eleições de novembro.

"Se pudesse manter a liderança nestes três estados-pêndulo chave durante o dia da eleição, virtualmente garantiria a reeleição", afirmou Peter Brown, diretor-assistente do instituto de pesquisas da Universidade Quinnipiac. Desde 1960, nenhum candidato venceu as eleições sem levar ao menos dois destes três estados. Por sua vez, Obama venceu nos três em sua eleição de 2008.

De qualquer forma, Brown destacou que ainda faltam mais de quatro meses para a votação, "o que, na política, é uma eternidade". A pesquisa, realizada por telefone entre 19 e 25 de junho, consultou cerca de 1.200 eleitores em cada um dos três estados, e conta com uma margem de erro de 2,8 pontos porcentuais.

Fonte:France Presse

Imagens mostram cães sendo vendidos para abate em província















Imagens mostram cães sendo vendidos para abate em província chinesa. Veja


Novas fotos tiradas na cidade de Yulin, província de Guangxi, reacendem discussões sobre um antigo e controvertido hábito chinês: o gosto por carne de cachorros. As imagens mostram cães mantidos em gaiolas, corpos que serão desossados e pratos preparados com a carne dos animais.

O artista Pian Shan se ajoelha diante dos animais abatidos (www.hugchina.com/reprodução)
O artista Pian Shan se ajoelha diante dos animais abatidos
A tradição de comer cachorros era amplamente aceita quando os alimentos na China eram insuficientes para toda a população. Nos últimos anos, contudo, a renda do país aumentou consideravelmente e muitas pessoas começaram a criar cães como animais de estimação, fazendo crescer movimentos pela proibição do consumo de carne canina.



Grupos de ativistas têm praticado várias ações para chamar a atenção sobre o consumo de carne de cães. Em Yullin, o artista Pian Shan Kong ajoelhou-se diante dos animais mortos como ato de desculpas pela crueldade.

Em abril deste ano, mais de 500 cães foram salvos do abatimento quando o caminhão que os transportavas para o matadouro foi interceptado.

Vendedor mostra cachorro para clientes em um mercado em Guangzhou (www.ibtimes.com/reprodução)
Vendedor mostra cachorro para clientes em um mercado em Guangzhou
Na China, não existem leis contra a crueldade animal. Em algumas regiões, é comum que os cães sejam espancados até a morte, para tirar o sangue da carne.

Fonte:CB/Estado de Minas

Cada vez mais frequentes, arrastões em bares levam medo à noite de Brasília


Objetos apreendidos pela polícia que estavam com o suspeito de praticar arrastão na Asa Norte (Breno Fortes/CB/D.A Press)
Objetos apreendidos pela polícia que estavam com o suspeito de praticar arrastão na Asa Norte


O empresário Luís Sampaio de Sousa se preparava para fechar o bar na 704 Norte, na noite da última segunda-feira, quando foi surpreendido por três adolescentes. O grupo anunciou o assalto, levou o dinheiro do caixa e objetos de valor dos clientes. Em seguida, partiu em um Fiat Uno, conduzido por um jovem de 23 anos, em direção ao comércio da Entrequadra 706/707 Norte para praticar outro roubo. O arrastão aterrorizou vítimas e comerciantes.


A quantidade de ocorrências desse tipo de crime preocupa quem precisa manter o estabelecimento aberto até mais tarde. O número de casos subiu 59% nos primeiros cinco meses de 2012, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados da Secretaria de Segurança Pública indicam que houve 1.256 roubos a comércio nos primeiros cinco meses deste ano, contra 790 em 2011. Isso significa dizer que, a cada dia, oito estabelecimentos foram invadidos por criminosos. As ocorrências subiram de janeiro a abril de 2012, mas apresentaram queda a partir de maio com a implantação do plano Ação pela Vida, do GDF. O total de casos caiu 34% de 21 de abril a 19 de junho em relação aos 60 dias anteriores.

Fonte:Thaís Paranhos

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cientistas propõem olimpíada do conhecimento em 2016



Cientistas propõem olimpíada do conhecimento em 2016
Segundo proposta, estudantes dos ensinos médio e fundamental participariam

Cientistas propõem olimpíada do conhecimento paralela à de 2016 


Brasília – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) propuseram ao governo federal promover paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, uma olimpíada internacional do conhecimento com competições em diversas disciplinas (astronomia, matemática, física, química, biologia, por exemplo) e em diferentes níveis de ensino.
“O que nós propusemos foi o Brasil aproveitar os jogos para fazer também uma olimpíada do conhecimento envolvendo diferentes áreas do saber. A ideia é envolver as escolas em um processo de difusão do conhecimento”, explicou a presidenta da SBPC, Helena Nader.
Ela quer que, desde o ensino fundamental, os estudantes se inspirem nos cientistas,  bem como nos esportistas. “Como é que faz para que o jovem deseje não só queira ser igual ao Neymar, mas também queira subir ao pódio porque fez uma prova sensacional de matemática, português ou ciências?”, perguntou Helena> Para ela, a olimpíada do conhecimento pode ser um grande estímulo para a aprendizagem e até para a carreira científica.
A proposta dos cientistas foi bem recebida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que reúnem em Brasília os organizadores das diversas olimpíadas que se realizam periodicamente no Brasil, tais como as de Matemática, da Língua Portuguesa e de Astronomia e Astrofísica.
“Essa será a melhor herança [da Rio 2016]: Criar espírito olímpico na sala de aula em busca do conhecimento”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo ele, é preciso primeiro unificar o calendário das olimpíadas nacionais até 2015 e, “em 2016, tentar construir a primeira olimpíada do conhecimento e da juventude internacional para entrar no calendário olímpico”.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, também gostou da proposta. “As olimpíadas estão se transformando em plataforma educacional. Elas são estruturadas de tal maneira que vão muito além do concurso que promovem”, disse Raupp, ao lembrar que as olimpíadas integram a educação básica e o ensino superior. Os estudantes premiados são incentivados a continuar estudando (eles recebem bolsa de iniciação científica, ganham pontos para participar do Programa Ciência sem Fronteira e podem garantir bolsa de mestrado).
O secretário de Educação Básica do MEC, Antonio Cesar Russi Callegari, garantiu que as olimpíadas de cada disciplina não perderão a identidade. O propósito é criar “uma grande mostra premiativa” que dê destaque e projeção aos estudantes e professores. Ele lembrou que o Brasil já participa, com destaque, de olimpíadas internacionais de educação profissional, com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Além de uma olimpíada do conhecimento paralela à Rio 2016, a SBPC e a ABC propuseram uma olimpíada de inovação e empreendedorismo e que sejam instalados museus de ciência nos estádios de futebol em construção ou reforma para a Copa do Mundo de 2014. “Podemos ensinar física com o movimento dos atletas; ou ensinar química e biologia com a contração dos músculos”, sugeriu a cientista.
As olimpíadas do conhecimento são consideradas grande sucesso pelo governo e pela comunidade científica. Este ano as Olimpíadas Brasileiras de Matemática contam com a participação de 19 milhões de estudantes de escola pública.
Fonte:JB

Crise no Paraguai: Ministro defende rejeição ao novo governo



Crise no Paraguai: Ministro defende rejeição ao novo governo
Manifestantes protestaram contra o processo de impeachment-relâmpago contra Fernando Lugo


Crise no Paraguai: Ministro defende rejeição ao novo governo


Um dos principais interlocutores políticos do Palácio do Planalto, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, avaliou nesta segunda-feira que o impeachment-relâmpago que aconteceu no Paraguai vai na contramão do histórico recente da democracia na América Latina. Ele defendeu que foros multilaterais da região, como o Mercosul e a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), ajam para não aceitar a implantação do novo governo.
"O que se esperava era um caminho na outra perspectiva. De aprofundamento da democracia e não de restrição a um direito democrático de defesa como foi o caso que se praticou no Paraguai", disse o ministro, que preferiu não entrar na polêmica de classificar o impeachment como golpe. "É por isso a nossa estranheza e perplexidade e acho correto que a Unasul e o Mercosul, que têm nas suas cartas de princípio a defesa à democracia, façam uma ação forte de não aceitar essa (situação)", acrescentou.
O ministro defendeu os foros multilaterais para tratar o assunto, sinalizando que o Brasil não deverá adotar medidas unilaterais contra o vizinho. "Para nós é muito importante valorizar o Mercosul e a Unasul e trabalhar em conjunto com os países. Nós estamos evitando tomar qualquer medida que não seja construída num consenso com esses outros países", disse.
Gilberto preferiu não entrar na polêmica de classificar o processo de troca de governo no Paraguai como golpe. "O governo brasileiro manifestou protesto contra o processo. A história do adjetivo, a gente tem de tomar muito cuidado nessa hora até por respeito também ao outro governo e ao povo paraguaio", ponderou o ministro. "Você mudar o presidente de um país num período de 24, 30 horas é de todo inusitado. Então, há uma insurgência de todos os países contra essa questão, mas acho que agora a presidenta, os outros países em conjunto, vamos com maturidade tomar uma posição", pontuou em outro momento.
O Brasil defende a suspensão do Paraguai no âmbito do Mercosul e deverá levar essa posição para a próxima reunião de chefes de Estado do bloco, marcada para esta sexta-feira. Gilberto Carvalho não quis comentar o fato de não ser dado ao governo Federico Franco a oportunidade de dar explicações ao grupo nem sobre a possibilidade de o presidente impedido, Fernando Lugo, participar do encontro.
Processo relâmpago destitui Lugo da presidência
No dia 15 de junho, um confronto entre policiais e sem-terra em uma área rural de Curaguaty, ligada a opositores, terminou com 17 mortes. O episódio desencadeou uma crise no Paraguai, na qual o presidente Fernando Lugo, acusado pelo ocorrido, foi sendo isolado no xadrez político. Seis dias depois, a Câmara dos Deputados aprovou de modo quase unânime (73 votos a 1) o pedido de impeachment do presidente. No dia 22, pouco mais de 24 horas depois, o Senado julgou o processo e, por 39 votos a 4, destituiu o presidente.
A rapidez do processo, a falta de concretude das acusações e a quase inexistente chance de defesa do acusado provocaram uma onda de críticas entre as lideranças latino-americanas. Lugo, por sua vez, não esboçou resistência e se despediu do poder com um discurso emotivo. Em poucos instantes, Federico Franco, seu vice, foi ovacionado e empossado. Ele discursou a um Congresso lotado, pedindo união ao povo paraguaio - enquanto nas ruas manifestantes entravam em confronto com a polícia -, e compreensão aos vizinhos latinos, que questionam a legitimidade do ocorrido em Assunção.
Fonte:JB

domingo, 24 de junho de 2012

Pesquisa dos EUA aponta que gene facilita tratamento contra o tabagismo



 (Paulo de Araújo/CB/D.A Press)
As variações genéticas uma vez identificadas como as responsáveis pela inclinação de um indivíduo à dependência de nicotina também podem ser as indicadoras da eficiência do uso de medicamentos contra o tabagismo. Uma pesquisa liderada por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis (EUA) concluiu que os mesmos genes que dificultam a cessação do fumo aumentam a probabilidade de as pessoas que fumam muito responderam à terapia de reposição de nicotina e a drogas que tentam impedir as recaídas. O objetivo é que, no futuro, seja possível prever quais pacientes são mais suscetíveis a se beneficiar de tratamentos medicamentosos para combater o vício.

 (Edílson Rodrigues/CB/D.A Press)
Durante o estudo, foram analisados os dados de mais de 5 mil fumantes da comunidade e outros mil em tratamento clínico. Os pesquisadores focaram na relação entre a capacidade bem-sucedida de deixar de fumar e as variações genéticas associadas ao risco do fumo elevado e da dependência em nicotina. Segundo a pesquisa, os indivíduos que tinham os marcadores genéticos de alto risco, além de serem menos propensos a deixar o cigarro sem medicação, fumaram por uma média de dois anos a mais que aqueles sem essa composição genética. Entre os que estavam sob tratamento clínico, os fumantes com as variantes de alto risco se mostraram três vezes mais prováveis a responder à terapia medicamentosa, como o chiclete e os adesivos de nicotina.

Fonte:Bruna Sensêve

Avanços paliativos amenizam problemas de anemia falciforme


Portadoras da doença, Luciana e Luana têm os efeitos da doença aliviados pela ingestão diária da medicação (Breno Fortes/CB/D.A Press)Portadoras da doença, Luciana e Luana têm os efeitos da doença aliviados pela ingestão diária da medicação
Avanços paliativos amenizam problemas de anemia falciforme
Alanis tem 3 anos e, ao contrário da maioria das crianças, não pode brincar na piscina, exagerar nas atividades físicas e ficar exposta tanto ao sol, quanto ao frio. O motivo: a pequena de olhos espertos nasceu com anemia falciforme, uma doença hereditária que leva a uma deformação das hemácias. Em vez de arredondadas e elásticas, as células modificadas assumem a forma de foice, tornam-se rígidas e tendem a formar grupos que podem fechar os pequenos vasos sanguíneos em todas as partes do corpo, lesionando órgãos como o cérebro, os pulmões e os rins.


Atualmente, o medicamento mais utilizado para a doença falciforme é a hidroxiureia, que, apesar de não ser um tratamento definitivo, ajuda a melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos portadores. “Depois que passei a usar, minha vida melhorou mil vezes. Antes, eu tinha 15 crises por ano, já faz um ano que comecei com o medicamento e, até agora, só tive uma crise forte”, conta a fonoaudióloga Luana Martins, 33 anos. Segundo ela, as dores e as internações eram tantas que seu curso superior, por exemplo, acabou somente por determinação e raça, já que grande parte do tempo “estava mais doente do que presente”.

Fonte:Marcela Ulhoa


Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, é o novo presidente do Egito



 (REUTERS/Ahmed Jadallah )
 Milhares comemoram na praça Tahrir vitória de Mursi

 (ASMAA WAGUIH)
Cairo - O candidato da Irmandade Muçulmana Mohamed Mursi foi declarado neste domingo o primeiro presidente do Egito desde que uma revolta popular derrubou Hosni Mubarak, anunciou o chefe da comissão eleitoral.
Mursi, que disputou a presidência com o ex-primeiro-ministro Ahmed Shafiq, levou 51,73% dos votos depois de uma disputa que dividiu a nação mais populosa do mundo árabe.
"O vencedor das eleições para a presidência do Egito realizadas nos dias 16 e 17 de junho é Mohamed Mursi Eissa al-Ayat", afirmou Faruq Sultan.
Mursi levou 13.230,131 votos, contra Shafiq, que recebeu 12.347,380 votos.
A eleição, na qual mais de 50 milhões de eleitores estavam aptos a exercer seu direito de voto, teve uma taxa de comparecimento de 51,8%.
Fonte:CB/France Presse

Grupo Hamas diz que respeitará trégua se Israel fizer o mesmo



Combates aumentam na Síria e tensões com a Turquia disparam
Gaza - Uma autoridade do Hamas afirmou neste sábado (23/06) que o movimento voltará a respeitar a trégua se Israel fizer o mesmo, após disparos de foguetes palestinos e ataques israelenses.

"O Hamas e os grupos da resistência palestina respeitarão a trégua se a ocupação fizer o mesmo. É o que dizemos a nossos irmãos egípcios que nos pediram um cessar-fogo", disse Ayman Taha.

"Os egípcios pediram à ocupação que interrompesse a agressão, e nos disseram que ela estava disposta a fazê-lo. Dissemos que responderíamos à calma com calma. Se o ocupante interromper seus ataques, não haverá represálias por parte da resistência", assinalou Taha.


O líder disse que o movimento islâmico "negou-se a estabelecer um prazo para uma nova aplicação da trégua", mas uma fonte do movimento palestino indicou que ela poderá entrar em vigor à meia-noite.


Na última quarta-feira, as Brigadas Ezedin al-Qasam, braço armado do Hamas em Gaza, anunciaram uma nova trégua com Israel, negociada com a ajuda do Egito, para tentar pôr fim aos confrontos. O grupo paramilitar reivindicou a autoria do lançamento de 120 foguetes contra Israel desde a última segunda-feira.

O lançamento de foguetes contra Israel e os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza continuaram hoje, deixando três mortos palestinos e um ferido israelense.
Fonte:CB/France Presse

Testemunhas relembram depoimento emocionado de Dilma sobre tortura


Carolina Bastos Dantas, secretária executiva da comissão mineira encarregada de digitar os depoimentos das vítimas (Gladyston Rodrigues/EM)






Carolina Bastos Dantas, secretária executiva da comissão 











Testemunhas relembram depoimento emocionado de Dilma sobre tortura
Belo Horizonte — Para ter direito à indenização às vítimas de tortura oferecida pelo Conselho de Defesa de Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG), não bastava ter sido perseguido político durante o regime militar. Era necessário denunciar a tortura sofrida em território mineiro, revelando as técnicas usadas pelos algozes, pormenores do ambiente das celas e, se possível, a identidade dos torturadores. “A pessoa precisava dizer como foi torturada. É por isso que o depoimento da Dilma conta a violência que ela sofreu em Minas”, pontua Caroline Bastos Dantas, que tinha 25 anos, em 25 de outubro de 2001. Ela havia sido contratada como secretária executiva da comissão mineira, encarregada de digitar os depoimentos pessoais. Trechos do testemunho de Dilma abriram a série de reportagens que o Correio/Estado de Minas publica desde domingo sobre a tortura a que a presidente foi submetida nos porões da ditadura em Juiz de Fora (MG).


Caroline não sabia que estava sendo testemunha ocular de um momento histórico, quando a então secretária das Minas e Energia do Rio Grande do Sul e futura presidente, conhecida por sua postura firme e decidida, deixou a emoção aflorar e chorou. Dilma já havia se emocionado em outros momentos da conversa, quando revelou ter sido colocada no pau de arara, levado choque elétrico e um soco no maxilar que fez o dente se deslocar e apodrecer. Mas desabou ao falar sobre o tratamento feito para conter a hemorragia no útero. “Não sei se foi pelo fato de ser mulher, mas nessa passagem ela não conseguiu se segurar”, diz o filósofo Robson Sávio, então com 31 anos e presidente da Comissão Especial de Indenização às Vítimas de Tortura de Minas Gerais (Ceivit-MG).

Fonte:Sandra Kiefer