|
|
|
|
|
O primeiro
presidente da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), Kenji Kita, tinha algumas
opiniões bem definidas no que se refere a automóveis. "Se você vai
produzir um carro, faça um carro cheio de potência.” E “Carros japoneses
devem ter nomes japoneses." O Sr. Kita era enfático quando o assunto era
produzir carros de passageiros, e foi o mais apaixonado pelo protótipo do
primeiro carro de passageiros da Companhia, o P-1, em 1954.
O Sr. Kita
pediu sugestões para batizar o P-1, mas nenhuma das propostas foi atrativa.
Por fim, o Sr. Kita deu ao carro um belo nome japonês que ele tinha
secretamente em seu coração: SUBARU.
SUBARU é o
nome de uma estrela da constelação de Touro. Seis das estrelas dessa
constelação são visíveis a olho nú, e cerca de 250 só podem ser vistas com o
uso de telescópio.
|
|
|
No Oeste, essa
estrela é chamada Plêiades, na China, Mao, e no Japão, SUBARU (que também
significa ‘decidir em grupo’). No Japão, as Seis Estrelas também são
conhecidas por Mutsuraboshi, título que aparece freqüentemente em documentos
japoneses muito antigos como o Kojiki e o Manyosyu, e também na literatura,
como Makura-no-soshi.
Certamente, esse é um dos astros mais amados pelos japoneses dos tempos antigos. Curiosamente, a FHI foi criada pela fusão de seis companias. Dessa forma, você pode perceber o quão significativo é o nome SUBARU. |
|
|
|
FILOSOFIA DIREÇÃO ATIVA, SEGURANÇA ATIVA Proporcionando o prazer de dirigir, baseado num alto nível de segurança. |
|
|
|
Com a urgência de um mercado
automotivo global, muitas empresas passaram a ter uma visão de carros apenas
como meios de transporte. Na SUBARU, seja como for, nós não nos esquecemos do
elemento essencial da engenharia automotiva: o mero prazer da experiência de
dirigir. Por meio da aplicação de tecnologias criativas e inovadoras, a
SUBARU constantemente cria carros que realçam esse prazer. O conceito de
‘Direção Ativa, Segurança Ativa’ capta a essência dessa idéia.
Desde os primeiros dias da indústria automotiva, os motoristas gostam do senso de liberdade e controle proporcionado por carros cada vez mais sofisticados. Esse desejo é a idéia básica de ‘Direção Ativa’ e é fundamentalmente diferente dos casos de uma perseguição inconseqüente, com velocidade ou perigo. Ainda, o prazer de dirigir oferecido pelos carros da SUBARU é a impressão real que o motorista tem a partir do momento em que assume o comando total do carro. Isso é conseguido pela ergonomia que se busca – a ciência da engenharia humana -, como ponto central do design e da engenharia automotiva da SUBARU. Portanto, todos os aspectos do ato e do ambiente de dirigir – desde a forma do assento até a suspensão – são perseguidos pelos parâmetros dos motoristas. Enquanto se reduzem barulhos e vibrações desconfortáveis, o veículo é programado para manter o motorista constamente informado sobre as condições da estrada e do carro. Esses esforços associam-se para criar a já famosa qualidade SUBARU de dirigir. Simultaneamente, ‘Segurança Ativa’ traz que a primeira responsabilidade de uma marca de automóveis é realçar a capacidade que o veículo tem de evitar o perigo. Um carro desenhado para responder imediatamente à vontade do motorista em circunstâncias comuns de dirigibilidade deve também ser capaz de responder efetivamente em situações de emergência, assegurando que acidentes potenciais serão evitados. Assim, a engenharia automotiva para dar ao motorista o melhor controle possível do veículo não só contribui para o seu prazer de dirigir mas também para sua segurança. A SUBARU vem liderando a indústria automotiva, perseguindo segurança, ao desenvolver veículos ‘front-wheel-drive’ (FWD) – controle nas rodas da frente – quando o padrão da indústria era o controle nas rodas traseiras. SUBARU foi a primeira no Japão a produzir em massa veículos FWD, uma inovação tecnológica que trouxe estabilidade superior ao dirigir. Depois, a SUBARU lançou carros AWD - uma vez mais redefinindio o design automobilístico já aceito. ’Direção Ativa, Segurança Ativa’ personifica a filosofia básica de trabalho da SUBARU, que é realçar o mero prazer de dirigir automóveis, buscando performance e segurança. Embora os automóveis da SUBARU possam ser vistos em estradas de qualquer lugar do mundo, eles foram todos desenvolvidos com esse conceito básico que capta a essência dessa atração do universo por andar de carro.
Por Viktor Melo
|
|
|