Pesquisar o SITE

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Inglaterra e Argentina lembram fim da Guerra das Malvinas



Inglaterra e Argentina lembram fim da Guerra das Malvinas
Conflito armado entre os dois países, pela soberania do arquipélago, ocorreu entre 2 de abril e 14 de junho de 1982

Inglaterra e Argentina lembram fim da Guerra das Malvinas

A Argentina e o Reino Unido recordam hoje o aniversário de 30 anos do fim da Guerra das Malvinas, ocorrida em 1982. Haverá uma missa na catedral de Puerto Stanley, nas Ilhas Malvinas, e uma cerimônia de homenagem às vítimas do conflito no Monumento à Libertação.    
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, publicou uma mensagem dizendo que o apoio de Londres ao arquipélago "não diminuiu nos últimos 30 anos e não diminuirá nos anos que virão".    
Segundo ele, a data de hoje "é uma oportunidade para recordar todos aqueles que perderam a vida no conflito e para olhar o futuro".    
Cameron também comentou que dez gerações lutaram para garantir um futuro próspero, "apesar das ameaças agressivas do outro lado do mar".    
"Da mesma forma como defendemos as Malvinas no passado, vamos defender no futuro", garantiu o premier, referindo-se à reivindicação da Argentina pela soberania do território.    A Guerra das Malvinas, ocorrida entre 2 de abril e 14 de junho de 1982, foi um conflito armado entre Argentina e Reino Unido pela soberania do arquipélago, atualmente dos britânicos. Ao menos 649 militares argentinos morreram, 255 britânicos e três civis.    
A presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou, por sua vez, que vai se apresentar nesta quinta-feira ao Comitê de Descolonização das Nações Unidas para pedir a soberania do arquipélago.
Fonte:JB