Uma das áreas médicas mais beneficiadas pelo avanço tecnológico é a imagiologia: tecnologias 3D fazem com que as imagens colhidas do corpo se assemelhem a fotografias
Especialistas usam imagens para traçar perfil do desenvolvimento de doenças
A evolução e a popularização dos computadores revolucionaram diversas áreas do conhecimento, sendo a medicina, sem dúvida, uma das mais beneficiadas. Atualmente, as imagens tridimensionais do corpo humano estão presentes em vários exames, diagnósticos e planejamentos cirúrgicos. Mas os avanços parecem longe do fim. Especialistas da área acreditam que equipamentos de diagnóstico avançados como os vistos na série americana de ficção científica Star trek não devem demorar muito para se tornar realidade, como aponta um artigo sobre o tema publicado recentemente na revista especializada Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
No trabalho, que faz uma análise dos avanços da imagiologia médica nos últimos 30 anos, os pesquisadores mostram quais foram as técnicas que mudaram a medicina, além de traçar previsões do que esperar para o futuro. De acordo com um dos autores do estudo, o pesquisador Charl Botha, do Centro Médico Universitário Leiden, na Holanda, uma das grandes promessas está no salto dos exames individuais para os exames populacionais.
Fonte:Marcela Ulhoa