Em show histórico, Caetano Veloso deve atrair público recorde à Esplanada
Assim como Fernando Pessoa, Caetano Veloso tem vários heterônimos. Um deles é o cantor popular (ou pop, como ele prefere ser visto) que hoje, por volta das 23h, empunhando um violão, sobe ao Palco Brasília, na Esplanada dos Ministérios, para show que integra a programação da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura e do aniversário da cidade.
Presença marcante nos palcos da capital desde meados da década de 1970, quando, ao lado de Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, apresentou o espetáculo Doces Bárbaros, Caetano trouxe para cá, desde então, quase todos os seus shows. Ele esteve aqui, por último, em 19 de novembro do ano passado, dividindo o palco do Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães com a cantora Maria Gadú.
Mas esta é a primeira vez que, sozinho em cena, fará um recital de voz e violão. Os fãs do tropicalista não perdem por esperar. Na construção do roteiro, serão incluídos clássicos compostos por ele, como Alegria alegria, A luz de Tieta, Desde que o samba é samba, Força estranha, Leãozinho, Você é linda, e canções incorporadas ao seu repertório, entre as quaisSozinho, que contribuiu decisivamente para a venda de 1 milhão de cópias de Prenda minha, CD de 1999.
Outros sons da noite
A abertura para o show de Caetano Veloso fica por conta de Dhi Ribeiro e Chico César, no Palco Brasília. Em três outros espaços, no entanto, o público poderá desfrutar de diferentes estilos musicais ao longo da noite. As atrações se apresentam também no estacionamento do Teatro Nacional, no Museu da República e na Biblioteca Nacional.
Confira a seguir a íntegra da programação das apresentações artísticas (sujeita a alterações):
Domingo, 22 de abril
Palco Brasília (Esplanada dos Ministérios)
21h – Dhy Ribeiro
22h – Chico César
23h20 – Caetano Veloso
Palco Multi-Ritmos (Estacionamento do Teatro Nacional)
18h – Pablo Fagundes
19h – Celso Salim
20h – Tim Marley
21h – Zezito e Zé Paulo
22h – Esquema Seis
Tenda Diversidade (Museu da República)
18h – Marafreboi
19h – Mestre Zé do Pife e As Jovelinas
20h – Seu Estrelo
Palco da Juventude (Biblioteca Nacional)
18h – Falujah
19h – Cálida Essência
20h – Etno
21h – 10zer04
22h – Trampa
23h – Plebe Rude
Espaço Bienal (Café Literário)
18h – André Luiz Oliveira
Fonte:Irlam Rocha Lima