Rio+20: cúpula pode deixar metas sustentáveis para 2015
Autoridades estão acertando os preparativos para receber o evento de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Estado do Rio se prepara para ser palco de importantes questões ambientais
O Rio de Janeiro se prepara para ser palco de decisões de importantes questões ambientais em junho, durante a Rio + 20.
Em reunião realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, o chefe da Comissão Nacional da Rio + 20, Luiz Figueiredo, e o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fitchner, discutem os preparativos para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Nesta quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes fez o lançamento do Green Nation Fest, festival interativo que acontece entre os dias 31 de maio e 7 de junho e vai preparar a cidade para a Rio + 20. O evento acontecerá na Quinta da Boa Vista e vai tratar de questões ambientais através de atividades audiovisuais voltadas para todas as idades.
Com expectativa de público de quatro mil visitantes por dia, o Green Nation Fest pretende tornar o tema da sustentabilidade de fácil compreensão para todos. Para isso, vai abordar o assunto de maneira descontraída por meio do cinema, da educação, do esporte e da moda.
- A Rio + 20 é um encontro de chefes de estado com decisões importantes a serem tomadas. Porém, se a população não estiver mobilizada, a pressão sobre esses chefes será menor. O Green Nation vai permitir que seus visitantes vivenciem as consequências da tragédia ambiental que cada um de nós produz no dia a dia. Por isso, este evento será fundamental para conscientizar a população, transformando o Rio, de fato, em uma cidade sustentável - disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Ainda segundo Paes, a desativação do aterro sanitário de Jardim Gramacho, prevista para maio, é um símbolo do compromisso da cidade com o meio ambiente: - Vamos chamar a atenção para a questão ambiental no Rio e o fim do aterro é um dos atos mais simbólicos deste movimento. Um legado que se deixa para a cidade e para os cidadãos - afirmou.
Durante o Green Nation Fest os visitantes vão poder experimentar os efeitos do aquecimento global, em ambientes multimídia que simulam uma geleira derretendo, um incêndio e uma casa sendo inundada.
Para o secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, essa é uma boa maneira de conscientizar a população carioca: - Mostrar os grandes efeitos que a devastação do meio ambiente pode ter em nossas vidas é fantástico. Trata-se de uma iniciativa que já cria no carioca um clima de Rio+20, de alegria e conscientização.
Um dos destaques do festival é a Competição de Cinema e Novas Mídias. Os interessados podem inscrever seus trabalhos (micrometragem, blog, foto e perfil noTwitter) até 10 de maio no site http://www.greenationfest.com.br. O Green Nation Fest terá outras quatro grandes atrações: a competição multimídia, a Feira Interativa Sensorial, que promoverá a imersão em ambientes climáticos do planeta com atividades lúdicas e educativas e o uso de tecnologias de vanguarda e diferentes formas de sensibilização; a Mostra Internacional de Cinema, com exibição de 12 longas-metragens, e os Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, que reunirão personalidades nacionais e internacionais do mundo acadêmico, cultural e corporativo.
Fonte:JB