Pesquisar o SITE

domingo, 29 de abril de 2012

Porque não devemos pedir curso superior para os PMs

Motivo: eles se insubordinariam. Foi esse um dos destaques da entrevista do atual governador do Paraná – Beto Richa (PSDB) – à rádio CBN, nesta quinta-feira.
A polêmica girou em torno da possibilidade de obrigatoriedade de diploma de curso superior para o concurso de policiais militares do estado. Enquanto Richa acha positivo a não obrigatoriedade, associações que representam os policiais militares pensam diferente.
De acordo com o governador do Paraná, é bom que policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada.
“Uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior”, afirmou o governador.
A declaração é um desestímulo claro à educação dentro da corporação e abre margem a interpretações – claro. A primeira que podemos inferir é que Beto Richa mostra uma visão míope sobre a realidade social. Como se pessoas sem estudo superior não pudessem ser contestadoras ou insubordinadas.
Se fosse assim, as greves comandadas por Lula no ABC paulista – de 1978 para frente – nunca teriam acontecido. E a história moderna de nosso país seria bem diferente.
E o que é mais grave: sua fala indica uma realidade ou um desejo de que a corporação atenda ordens cegamente, sem autonomia.
O governador do Paraná poderia ter defendido a falta de necessidade de diploma para ser policial militar, mas com outros argumentos. Argumentos mais lúcidos.
 Fonte:hypescience/[GazetaDoPovo, dica de Diego Willrich]