Pesquisar o SITE

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pedro Simon: sociedade precisa cobrar punição de Demóstenes e Cachoeira



Pedro Simon: sociedade precisa cobrar punição de Demóstenes
Em discurso, senador ressalta papel da mobilização popular

Ao contrário do pessimismo que parte da imprensa demonstra em relação às investigações do Congresso sobre as denúncias contra o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o empresário Carlinhos Cachoeira, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirma que está otimista. Ele acredita que as investigações parlamentares podem avançar e dar resultado, desde que haja mobilização da sociedade, nos moldes do que ocorreu com o projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa.
"Não esperem nada do Congresso. Mas, por outro lado, pode-se esperar do povo brasileiro e dessa nova realidade mundial que envolve participação e redes sociais", argumentou, durante pronunciamento em Plenário nesta sexta-feira (13).
Um dos exemplos destacados por Simon foi justamente o da Ficha Lima, cuja mobilização foi articulada por entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tais entidades movimentaram não só os contatos que já possuem, como também se utilizaram da internet para ampliar o apoio ao projeto.
"Se não fosse esse movimento, jamais a Ficha Lima teria passado no Congresso por unanimidade", frisou o senador.
Outro exemplo citado por ele foi o caso do Egito, onde a mobilização popular que resultou na queda de Hosni Mubarak também incluiu o uso da internet – e, em particular, as redes sociaisTwitter e Facebook.
"Eu me dirijo à OAB, à CNBB e à mocidade: venham nos fiscalizar, acompanhar o Congresso e cobrar de cada um de nós", declarou Simon.
Fonte:Agência Senado/JB