Pré-candidato republicano prometeu animar indústria automobilística e ser o único capaz de vencer Barack Obama
DETROIT - O pré-candidato republicano à Casa Branca Mitt Romney se apresentou nesta sexta-feira como o único de seu partido capaz de vencer Barack Obama nas eleições de novembro e de consertar a economia americana, em um ato três dias antes de uma decisiva primária no estado de Michigan.
"Não penso apenas que tenho a melhor chance, acredito que tenho a única chance (de vencer a Obama)", disse Romney em Detroit (Michigan, norte), o berço da indústria automobilística americana, apelando para promessas de redução de impostos e da estrutura de governo para substituir o atual presidente.
O ato no Clube Econômico de Detroit aconteceu no campo do time de futebol americano Detroit Lions.
Em meio a uma campanha republicana que focou em seus antecedentes como homem de negócios, o ex-governador de Massachusetts argumentou que reduzir impostos é a forma mais rápida de recuperar empregos.
As pesquisas mostram que em Michigan Romney está em empate estatístico com Rick Santrum, um senador conservador e ex-religioso.
Para Romney, é uma preocupação importante ganhar o eleitorado do estado onde nasceu, onde seu pai foi governador e onde venceu quando protagonizou sua tentativa fracassada de obter a nomeação republicana nas eleições de 2008.
Assim, ele apelou para o sentimento de Detroit em relação ao setor automotivo.
"Para Michigan ser forte e vital, para que a indústria automobilística cresça e prospere. Espero que tenhamos aprendido com experiências do passado," disse ele.
Os trabalhadores sindicalizados, a maior parte eleitora de Obama, lembraram disso, se manifestando diante do estádio durante o discurso do candidato republicano, alinhando 26 automóveis com a mensagem: "Romney: deixe Detroit ir à falência".
A primária de Michigan, dia 28 de fevereiro, poderá ser um momento decisivo na corrida republicana, que viu Romney questionado por uma série aparentemente interminável de rivais da ala conservadora do partido.
Fonte:AFP