Aula inaugural do Pronatec em Parnamirim reúne centenas de alunos

Na noite da última sexta-feira (3), centenas de alunos participaram da aula inaugural do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Parnamirim. A solenidade aconteceu na Unidade Integrada do Peti-Projovem do bairro de Santa Tereza, contando com a presença das secretárias municipais Vandilma Oliveira (Educação) e Marta Lopes (Assistência Social) e de representantes do Senac, do Senai e da Câmara de Vereadores.
O Pronatec foi criado em outubro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
O programa, uma das ações do plano "Brasil Sem Miséria", é realizado através da parceria entre o Governo Federal – através dos ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego –, as organizações do Sistema “S” (Senac e Senai) e a Prefeitura de Parnamirim.
A primeira turma de Parnamirim terá mais de 400 alunos, entre 18 e 59 anos de idade, inscritos em 14 cursos. As aulas serão ministradas na sede local no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e no Senac de Rosa dos Ventos e do Vale do Sol. Os cursos terão duração média de dois meses, com carga horária mínima de 160 horas.
Isabele Padilha, coordenadora do Pronatec em Parnamirim, explicou que os cursos são oferecidos conforme a demanda local. Essas primeiras turmas serão capacitadas para as funções de almoxarifado, operador de caixa, vendedor, porteiro e vigia, agente de projetos sociais, inspetor escolar, auxiliar administrativo de secretariado, arquivador, auxiliar eletricista, reparador de circuitos elétricos, programador de web, montagem e manutenção de computadores, operador de caixa, carpinteiro de telhado e pintor de alvenaria.
Para participar dos cursos, as pessoas precisam estar inseridas no Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social. Uma vez realizado o cadastro, devem se inscrever na própria Semas ,CCS e nos CRAS de cada bairro. Isabele contou que, devidos à grande demanda, diversos cursos já estão com vagas esgotadas para o segundo semestre. “Isso demonstra como as pessoas querem se qualificar para ingressar no mercado de trabalho”, comentou.