Pesquisar o SITE

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MV Bill: "se não fosse pela internet, eu estaria acabado"


MV Bill é um dos grandes nomes do rap nacional. Com mais de uma década de trabalho na música e em movimentos sociais, ele participou na noite de terça-feira de uma discussão com os campuseiros da Campus Party Brasil e declarou: "se não fosse pela internet, eu estaria acabado".
O que MV Bill quis dizer - desprezando modestamente a notável importância que tem no cenário musical brasileiro, principalmente para o estabelecimento do rap e do hip-hop nacionais -, é que ele surgiu quando o modelo de distribuição física de material audiovisual entrava em colapso. "Eu não sou um filho da internet. Eu peguei o apagar das luzes das gravadoras e migrei", falou.
MV Bill diz que encontrou na internet o espaço que nunca havia conseguido 
MV Bill diz que encontrou na internet o espaço que nunca havia conseguido 
Segundo o rapper, o surgimento da internet fez com que ele enxergasse uma nova - e mais eficaz - maneira de entender que havia algo que ele queria dizer e que, em algum lugar distante, havia alguém que queria escutar. "Encontrei na web o espaço que eu nunca consegui. Sem a internet, eu teria acabado vencido pelo cansaço ou pelo desdém", falou o rapper, referindo-se à barreira que ele encontrava em rádios comerciais para a sua música e em canais de televisão para os videoclipes.
Atualmente, ele apresenta o mais antigo programa de rap e hip-hop em uma rádio do Rio de Janeiro, local em que ele nasceu, se criou e ainda mora, na comunidade da Cidade de Deus. "Tenho orgulho de dizer que é o único programa que toca rap e hip-hop em português e em favelês", brincou Bill antes de sorrir.

Fonte:Rafael Maia