Sebastián Alegria contou em entrevista como fez para bolar o sistema
O jovem chileno Sebastián Alegria, que com apenas 14 anos criou um alerta de terremotos pelo Twitter, mostrou nesta quinta-feira em palestra na Campus Party que, mais do que dinheiro, a criatividade é o motor para empreender. "O que eu quero mostrar é que não é preciso dinheiro para ter algo criativo e que possa ajudar as pessoas", afirmou o jovem, hoje com 15 anos.
Ele criou no ano passado um sistema que manda mensagens pelo Twitter avisando sobre um terremoto de cinco a 30 segundos antes que o tremor possa ser sentido pela população. "Pode parecer pouco, mas é o tempo que a pessoa precisa para que possa reunir o que quiser", disse. O que chama a atenção no projeto realizado pelo adolescente é o preço: o sensor de terremotos custou US$ 50 e foi ligado a um Arduíno e posteriormente a um servidor que manda as mensagens ao Twitter, no perfil @alertasismos.
O jovem chileno se inspirou no sistema de alerta de terremotos japonês, e pensou que poderia fazer o mesmo. Pesquisou os preços dos sensores de tremores, que podem chegar a US$ 2,5 mil, e testou o mais barato do mercado. "Eu estava cético pelo preço do sensor, não sabia se era um golpe ou se realmente funcionava", disse. "No primeiro tremor, o sistema avisou 13 segundos antes", afirmou. Desde então, sempre que um alerta é feito, o jovem recebe mensagens de agradecimento dos seguidores do serviço.
Durante sua apresentação, Alegria simulou o que poderia ter acontecido se o sistema estivesse funcionando durante o tremor de 8,8 graus na Escala Richter que aconteceu no Chile em fevereiro de 2010 e matou mais de 500 pessoas. O primeiro alerta, segundo ele, teria sido dado em Cobquecuera. Se um usuário de Santiago tivesse visto esse tweet, teria tido um minuto para se preparar para o terremoto.
Depois do projeto de Alegria, a entidade responsável pelas emergências do Chile se ofereceu para colocar um sensor em cada uma das 14 regiões do país. Sebastián também pretende abrir o código do sistema, para que ele possa ser implementado em outros locais. Além disso, tem tido apoio de pesquisadores da Universidade do Chile. "Eles me ajudam muito mais com conhecimento do que com recursos", conta.
Os pais do garoto o acompanham na visita a São Paulo. A mãe, Vivian Klocker, disse ao Terra que Sebastián sempre foi criativo, desde criança. "Com cinco anos, ele já tinha a primeira página na web", contou. Vivian se enche de orgulho ao pensar que o Escritório Nacional de Emergências do Chile quer ampliar o projeto do filho com equipamentos mais avançados. "Para um país como o Chile, é fundamental", disse.
Além de ampliar o número de regiões atendidas pelo serviço, o próximo projeto de Sebastián é criar um aplicativo para celulares que funcione da mesma forma que o perfil no Twitter, mas mostre na tela inicial do aparelho o alerta de tremor.
Campus Party 2012
A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.
Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.
Fonte:JB