Melvin Jones – Fundador do Lions Clubs International
Melvin Jones nasceu em 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas (Arizona), EUA, filho de um capitão do Exército dos Estados Unidos que comandava uma tropa de soldados. Mais tarde, seu pai foi transferido e sua família mudou-se para o leste. Quando jovem, Melvin Jones viveu em Chicago (Illinois), EUA, trabalhou em uma companhia de seguros e, em 1913, abriu sua própria agência.
Logo juntou-se ao Business Circle, um grupo de empresários que se reunia para almoços, e em pouco tempo foi eleito secretário. Esse grupo era apenas mais um dentre tantos outros que, naquela época, dedicavam-se exclusivamente a promover os interesses financeiros dos seus associados. Devido ao seu apelo limitado, esses grupos estavam fadados a desaparecer. Melvin Jones, entretanto, tinha outros planos.
"E se esses homens que são bem-sucedidos devido à sua iniciativa, inteligência e ambição, pusessem seu talento para trabalhar em benefício de suas comunidades?", indagou Melvin Jones. Assim, mediante seu convite, representantes de clubes masculinos reuniram-se em Chicago para fundar uma organização com essa finalidade em 7 de junho de 1917, e assim nasceu o Lions Clubs International.
Com o tempo, Melvin Jones abandonou sua agência de seguros para dedicar-se em tempo integral ao Lions, na Sede Internacional em Chicago. Foi sob sua liderança dinâmica que os Lions Clubes conquistaram o prestígio necessário para atrair sócios com consciência cívica.
O fundador da associação também foi reconhecido como líder fora dela. Uma de suas grandes honrarias deu-se em 1945, quando representou o Lions Clubs International como um consultor em São Francisco (Califórnia), EUA, durante a criação das Nações Unidas.
Melvin Jones, o homem cujo código pessoal – "Você não irá muito longe enquanto não começar a fazer algo por outra pessoa" – tornou-se um princípio orientador para pessoas com senso de coletividade no mundo todo, morreu em 1º de junho de 1961, aos 82 anos de idade.
Início em 1917
Um empresário de Chicago chamado Melvin Jones fez uma pergunta simples, mas capaz de mudar o mundo: e se as pessoas usassem suas habilidades no trabalho pela melhoria da comunidade em que vivem? Quase 100 anos depois, o Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,35 milhão de sócios em mais de 45.000 clubes e inúmeras histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: melhorar nossas comunidades.
1920: Internacionalização
Apenas três anos depois de ser fundado, o Lions tornou-se internacional com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México, em 1927. Nas décadas de 50 e 60 a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.
1925: Erradicação da cegueira
Helen Keller discursou na Convenção Internacional de Lions Clubes em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, temos trabalhado incansavelmente para ajudar os cegos e deficientes visuais.
Helen Keller discursou na Convenção Internacional de Lions Clubes em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, temos trabalhado incansavelmente para ajudar os cegos e deficientes visuais.
1945: Nações Unidas
O ideal de uma organização internacional é exemplificado pela nossa relação duradoura com as Nações Unidas. Fomos uma das primeiras organizações não governamentais a serem convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU e, desde então, apoiamos o seu trabalho.
1957: Organização de programas juvenis
No final da década de 1950, criamos o Programa Leo para oferecer aos jovens do mundo todo uma oportunidade de desenvolvimento pessoal através do voluntariado. Existem aproximadamente 144.000 Leos e 5.700 Leo clubes em mais de 140 países ao redor do mundo.
1968: A nossa Fundação
A Lions Clubs International Foundation auxilia os Leões em projetos humanitários globais ou locais de grande proporções. Por meio de nossa Fundação, os Leões atendem às necessidades de suas comunidades locais e globais.
1990: Lançamento do SightFirst
Por meio do SightFirst, o Lions está restituindo a visão e prevenindo a cegueira em escala mundial. O programa foi lançado em 1990 e, desde então, o Lions já arrecadou mais de US$ 346 milhões para essa iniciativa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose (cegueira dos rios), cegueira infantil, retinopatia diabética e glaucoma.
Hoje: Extensão do nosso alcance
O Lions Clubs International amplia sua missão de serviço a cada dia – nas comunidades locais e em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde visão, saúde, juventude, idosos até meio ambiente e auxílio para vítimas de catástrofes. Nossa rede internacional cresceu e hoje inclui mais de 206 países e regiões geográficas.
Membro do Lions Clubs
Helen Keller
Nascida em Tuscumbia (Alabama), nos Estados Unidos, em 1880, Hellen Keller desenvolveu uma febre aos 18 meses de idade que a deixou cega e surda.
Com a ajuda de uma professora de caráter excepcional, Anne Mansfield Sullivan, da Perkins School for the Blind (Escola para cegos Perkins), Helen aprendeu a linguagem de sinais e braile. Alguns anos depois, aprendeu a falar. Na idade adulta, ela tornou-se defensora incansável das pessoas com deficiências. Em 1925, Helen participou da Convenção do Lions Clubs International e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão".
Os Leões aceitaram o desafio e, desde então, nosso trabalho passou a incluirprogramas de visão focados na cegueira evitável.
Com a ajuda de uma professora de caráter excepcional, Anne Mansfield Sullivan, da Perkins School for the Blind (Escola para cegos Perkins), Helen aprendeu a linguagem de sinais e braile. Alguns anos depois, aprendeu a falar. Na idade adulta, ela tornou-se defensora incansável das pessoas com deficiências. Em 1925, Helen participou da Convenção do Lions Clubs International e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão".
Os Leões aceitaram o desafio e, desde então, nosso trabalho passou a incluirprogramas de visão focados na cegueira evitável.
Dia de Helen Keller
Em 1971, a Diretoria Internacional do Lions Clubs International declarou que o dia 1º de junho seria lembrado como o Dia de Helen Keller. Nesse dia, Lions Clubes de todo o mundo colocam em prática projetos de serviço relacionados à visão.
Nome do Lions
Em 17 de junho de 1917, os delegados se reuniram em Chicago a convite de Melvin Jones. O único ponto que faltava era a escolha de um nome para a nova organização. Melvin Jones teve a ideia de chamar a nova organização de Lions. Ele estava convencido de que o leão representava força, coragem, fidelidade e ação vital. Em uma urna secreta, o nome Lions foi escolhido entre vários outros.
Emblema do Lions
Na convenção de 1919, foi proposta a mudança do símbolo, mas um jovem advogado de Denver, Colorado, pediu permissão para falar. Seu nome era Halsted Ritter. "O nome Lions dá ideia não só de fraternidade, companheirismo, força de caráter e propósito, mas, acima de tudo, a combinação das letras L-I-O-N-S transmite ao país um verdadeiro significado de cidadania: liberdade, inteligência e segurança da nossa nação (Liberty, Intelligence, Our Nation’s Safety)".
A edição de janeiro de 1931 da revista THE LION trazia esta interpretação do nome da associação:
Nosso nome não foi escolhido aleatoriamente, nem foi fabricado. Desde tempos remotos, o leão tem sido símbolo de tudo o que era bom e, devido a esse simbolismo, o nome foi escolhido. Quatro qualidades notáveis (coragem, força, atitude e fidelidade) estão muito relacionadas com a adoção desse nome. A última delas, fidelidade, tem um significado profundo e peculiar para todos os Leões. O leão tem sido um símbolo de fidelidade em todas as horas e entre todas as nações, antigas e modernas. Ele significa lealdade a um amigo, a um princípio, a uma obrigação e a uma confiança.
O emblema consiste em uma letra “L” dourada em uma área circular. Ao redor, há uma área circular com o perfil de dois Leões olhando para o centro. A palavra “Lions” aparece na parte superior e “International” na parte inferior. Os Leões olham para o passado e para o futuro, mostrando orgulho de suas tradições e confiança no futuro.
Cores oficiais
O PMS (Pantone Matching System) é um conhecido sistema de cores usado por gráficas para a impressão de cores puras. A maioria dos aplicativos que aceita impressão colorida permitirá que você especifique as cores pelo nome ou número na escala Pantone. Isso garante que o arquivo seja impresso com as cores certas, mesmo que elas não pareçam adequadas em seu monitor. A seguir encontram-se as cores Pantone para os logotipos do Lions:
- Logotipo monocromático: PMS 287
- Logotipo em duas cores: PMS 287 e PMS 7406
Membro do Lions Clubs
Declaração de visão
Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários.
Declaração de missão
Dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial por meio dos Lions clubes.
Objetivos do Lions International
- Organizar, implantar e supervisionar clubes de serviço que serão conhecidos como Lions Clubes.
- Coordenar as atividades e padronizar a administração dos Lions Clubes.
- Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.
- Promover os princípios de boa governança e boa cidadania.
- Promover um interesse ativo pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
- Unir os clubes em laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.
- Oferecer um fórum para a discussão aberta de todas as questões de interesse público, desde que partidarismo político e sectarismo religioso não sejam debatidos pelos sócios do clube.
- Incentivar pessoas interessadas em prestação de serviços a servir sua comunidade sem recompensa financeira pessoal, e incentivar a eficiência e promover rigorosos padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, nos serviços públicos e na iniciativa privada.
- Mostrar minha fé no mérito da minha vocação pela aplicação diligente à finalidade de que eu possa merecer uma reputação de qualidade de serviço.
- Buscar o sucesso e exigir a remuneração justa ou lucro de acordo com o devido, mas não aceitar lucro ou sucesso ao preço da perda de minha autoestima por obtenção de vantagem indevida ou por atitudes questionáveis de minha parte.
- Lembrar que na construção do meu negócio não se faz necessário derrubar o outro; ser leal a meus clientes e verdadeiro comigo mesmo.
- Sempre que surgir uma dúvida a respeito da retidão ou da ética de minha posição ou ação em relação a outros, resolver essa dúvida em benefício dos outros.
- Manter amizades como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.
- Sempre ter em mente minhas obrigações como cidadão para com meu país, meu estado e minha comunidade, assim como dar a eles minha lealdade permanente em palavras, atos e intenções. Conceder a eles voluntariamente meu tempo, trabalho e meios.
- Ajudar o outro mostrando solidariedade com seu sofrimento, dando minha ajuda aos fracos e meu conteúdo aos necessitados.
- Ser cuidadoso em minhas críticas e generoso em meus elogios; construir e não destruir.
Código de ética do Lions
Fonte:www.lionsclubs.org