Pesquisar o SITE

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Empresário afirma que foto de Kleber com armas não prejudica imagem do jogador




Um dos principais reforços do Grêmio, Kleber (C) posa com duas armas

Foto:Reprodução / Twitter



De acordo com o Giuseppe Dioguardi, imagem foi feita em um clube de tiro



O atacante Kleber, um dos mais festejados reforços do Grêmio para a próxima temporada, foi protagonista de uma imagem polêmica, onde aparece com seu empresário, Giuseppe Dioguardi, empunhando uma arma. O retrato foi publicado há cerca de duas semanas, no aplicativo de fotos do Twitter do agente. Procurado por zhEsportes, contudo, Dioguardi declarou que o fato não prejudicará a imagem do atleta.
— Não vejo problema na foto. A gente não estava na favela ou em outro lugar, era um clube de tiro — ressaltou.

O empresário nega, entretanto, que tenha sido ele quem tenha publicado a imagem no site.

Aparecem posando para a câmera, com armas, Kleber, Dioguardi (com protetor auricular) e um homem não identificado. Não há legenda na foto.
Fonte: ZHESPORTES

Foto: Dilma encontra Lula e lhe dá presente de Natal





Dilma deu a Lula uma peça de artesanato mandada por catadores de lixo

Foto:Ricardo Stuckert/Instituto Lula / Divulgação



Presidente se reuniu com o antecessor em hotel na capital paulista



Na quinta-feira 22/12/2011, a presidenta Dilma encontrou o seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva em um hotel de São Paulo e lhe deu um presente de Natal.

O mimo, uma peça de artesanato feita de material reciclado, foi mandado ao ex-presidente por um grupo de catadores da capital paulista.

Ex-presidente divulga mensagem de Natal

No site do instituto que leva seu nome, Lula publicou uma mensagem de Natal aos brsileiros. Confira:
Minhas amigas e meus amigos,
O ano de 2011 vai terminando e este momento especial do Natal, de confraternização com a família e os amigos, permite reforçar os laços de afeto e união para começarmos um novo ciclo com muita energia e amor.
Neste final de ano, quero agradecer de coração todo o carinho que recebi em 2011. A solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países tem me ajudado muito durante o meu tratamento.
Desejo que todos tenham muita saúde, paz e prosperidade neste ano que vai começar. Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor, mais justo e mais solidário.
Um forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva
Fonte : ZERO HORA

Em férias, Dilma viaja para a Bahia nesta segunda


Acompanhada da família, presidente vai aproveitar período de descanso na Base da Marinha de Aratu, região metropolitana de Salvador



A presidenta Dilma Rousseff viajará amanhã para um período de descanso. Ela ficará na Base da Marinha de Aratu, na região metropolitana de Salvador, na Bahia, acompanhada de sua família.

Ainda não há previsão de até quando a presidente permanecerá na Bahia. Há uma estimativa de que ela possa voltar para Brasília na primeira semana de janeiro, entre os dias 4 ou 5. Seu período de férias vai até 10 de janeiro.

No retorno, a presidenta deverá cuidar de ajustes em seu ministério que terá alterações devido à saída, ainda em janeiro, de ministros que concorrerão às eleições municipais marcadas para outubro.

Dilma passou o Natal no Palácio da Alvorada com a família. A presidente mandou decorar a residência oficial com motivos natalinos para receber sua filha, Paula, e o neto Gabriel, além da mãe, Dilma Jane.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL



Pyongyang reúne milhares de soldados no segundo dia do funeral de Kim Jong-il


Imagens da TV estatal norte-coreana mostram multidão reunida em frente a memorial

Foto:KRT via APTN / AP

Esta quinta-feira marca o último dia de luto oficial pela morte do ex-ditador norte-coreano




A Coreia do Norte organizou nesta quinta-feira uma gigantesca mobilização militar em Pyongyang, para homenagear seu dirigente falecido Kim Jong-il, informou a TV estatal. O presidente da Assembleia Popular, Kim Yong-nam, que exerce a função cerimonial de chefe de Estado, pronunciou um discurso para os milhares de militares presentes à imensa Praça Central da capital norte-coreana.

Milhares de civis também acompanharam o ato, de outro ponto da esplanada. Atrás de Kim Yong-nam era possível ver Kim Jong-un, filho mais novo e sucessor de Kim Jong-Il. A quinta-feira marca o último dia de luto nacional por Kim Jong-Il, que dirigiu a Coreia do Norte nos últimos 17 anos e faleceu no dia 17 de dezembro, por problemas cardíacos.



Primeiro dia de funeral do ditador foi marcado por cenas de desespero

O Exército desempenha um importante papel na Coreia do Norte, dirigida sob a doutrina do "songun" ("primeiro o exército"), iniciada nos anos noventa por Kim Jong-il para manter seu regime, fragilizado pela queda do bloco comunista na Europa Oriental e na União Soviética.

O outro principal centro do poder é o Partido dos Trabalhadores da Coreia, único do país. O jovem Kim Jong-un foi chamado de "líder supremo do Partido, do Estado e do Exército" pelos meios de comunicação do regime, mas ainda não ocupa oficialmente estes cargos. A dinastia começou com seu avô, Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte comunista, que foi sucedido por Kim Jong-il, em 1994.

Fonte: clicrbs


Irã anuncia testes de mísseis no Estreito de Ormuz



País ameaça fechar o canal, estratégico para o abastecimento internacional de petróleo

Imagem de Satélite do Estreito de Ormuz, canal que o Irã ameaça fechar à navegação internacional - Reprodução, Nasa


A marinha iraniana, que realiza manobras navais desde o dia 24 de dezembro no estreito de Ormuz, vai testar, neste sábado, diferentes tipos de mísseis de curto e longo alcances, ao mesmo tempo em que Teerã ameaça fechar o canal, estratégico para o abastecimento de petróleo. 

– Mísseis de curto e longo alcances terra-mar, superfície-superfície (SS) e terra-ar serão testados sábado –, declarou o almirante Mahmud Mussavi, porta-voz dos exercícios militares iranianos que vão até segunda-feira, segundo a agência Isna.

Teerã ameaçou fechar o estreito, por onde transitam entre um terço e 40% do tráfego marítimo mundial de petróleo, em resposta a novas sanções eventuais contra suas exportações de petróleo, que os Estados Unidos e os países europeus querem fazer aprovar, devido a seu programa nuclear polêmico. O general Hassan Salami, número dois dos Guardas da Revolução, a força de elite do regime islâmico, rejeitou na quinta-feira uma advertência dos Estados Unidos contra o fechamento do estreito, destacando que o Irã vai agir com determinação, "para defender seus interesses vitais".

Os Estados Unidos criticaram o "comportamento irracional do Irã" e afirmaram que "nenhuma perturbação do trânsito marítimo no estreito de Ormuz será tolerada". O estreito é particularmente vulnerável devido à largura de cerca de 50 km e à sua profundidade, de mais ou menos 60 metros


Fonte: clicrbs

Boi de cinco pernas tem chamado a atenção em Joinville



Boi de cinco pernas foi batizado de Carlito
Foto:Salmo Duarte / Agencia RBS

Além da perna extra, animal ainda tem duas "patas" a mais


Um boi com cinco pernas tem chamado a atenção de quem passa por um hotel fazenda na Serra Dona Francisca, em Joinville. O animal, que já virou atração no Hotel Fazenda Dona Francisca, tem uma pata a mais, que nasceu nas costas. E essa perna extra têm dois pés (patas).

Segundo o dono do hotel, Francisco Schmitz, mais conhecido como Chico Mineiro, o animal tem oito anos, e há cinco anos já está no hotel.

— Ele nasceu assim, em Itajaí, e compramos de um criador na Barra do Sul —, conta.

Segundo ele, o boi já é conhecido em todo o Brasil e faz o maior sucesso entre os hóspedes do hotel.

— Outra peculiaridade deste boi é que ele adora comer banana —, revela.

Há até quem brinque e diga que ele "leva a vida com o pé nas costas".

Fonte: Mariana Pereira  

Hora de caprichar no visual para o Réveillon



Confira as peças-curinga e as dicas para receber 2012 em alto estilo

Sempre que o Réveillon se aproxima, vem aquela velha pergunta: o que vestir? Além de decidir as cores das peças de roupa, a preocupação também é com o que está na moda. Aproveite algumas dicas para montar um look para receber 2012. Procure peças que além de bonitas também tenham preços que caibam no bolso e que possam ser usadas em outras ocasiões.
As apostas da moda
O branco total é a aposta mais clássica para a virada. “A grande dica são as peças metalizadas”, conta a consultora de moda Nane Schmitt. O glamour dos paetês veio com tudo. A moda da renda, do tricô e dos toques de cetim continua. Ter um short branco no armário é uma saída de mestre. Quem não quer usar vestido, consegue combinar qualquer blusa com este item básico. O dourado é a cor do momento. Para pular as ondas e ir para balada, a dica é apenas trocar o sapato.
Atenção para o sapato
Tudo bem que um belo salto alto transforma o visual da mulherada. Mas é preciso ter coerência na hora de escolher o sapato.
— Se a virada vai ser na beira da praia, não fica nada legal usar um salto alto. A mulher vai afundar na areia e pode até torcer o pé —, comenta a consultora de moda Nane Schmitt.
Neste caso, a melhor opção são as rasteirinhas e os chinelos.
Se a festa for na balada, o mais indicado são os saltos porque as rasteiras podem sair do pé. Uma dica são os modelos espadrilhos que são fechados na frente, amarrados no tornozelo e com salto do tipo anabela.

Força na peruca!

A maioria das pessoas passa o Réveillon na praia e conseguir horário com um profissional para arrumar as madeixas está descartado. Esta é uma dica para quem quer algo bonito e prático.
............................................................
— É um penteado que funciona em qualquer tipo de cabelo. Não precisa nem de escova ou chapinha. Cada pessoa usa seu estilo de cabelo natural —, explica o hair stylist Felipe Lemes, da Jack Simoneia. É como fazer um rabo de cavalo para o lado. A diferença é que você vai dividir o cabelo em duas partes e prender uma mecha de cada vez.
Para evitar que o cabelo desmorone não esqueça do spray fixador. 

PRF registra 346 acidentes envolvendo ônibus em 2011



Quem viaja de ônibus nas rodovias do Rio Grande do Norte convive com o mau estado dos veículos e os riscos de acidentes. Ao todo, a Polícia Rodoviária Federal registrou, de 1º de janeiro até ontem, 346 acidentes envolvendo ônibus que fazem linhas intermunicipais e interestaduais em todo Estado. O número é 11% menor que o registrado em 2010, quando houveram 389 acidentes. Contudo, o número de feridos cresceu, passando de 19 para 21 dos feridos grave e de feridos leves, de 59 para 61 casos.
Adriano AbreuA fiscal do DER, Maria de Fátima de Lima, diz que vistorias em ônibus estão se intensificando. Por semana, uma empresa é acompanhada de pertoA fiscal do DER, Maria de Fátima de Lima, diz que vistorias em ônibus estão se intensificando. Por semana, uma empresa é acompanhada de perto

Na última semana, um ônibus da empresa Jardinense que fazia a linha de Natal para Caicó pegou fogo na BR-226, a cerca de 10 quilômetros da cidade de Santa Cruz. Passageiros chegaram a pular pelas janelas desesperados. O ônibus queimou totalmente, mas não houve feridos, apenas algumas pessoas ficaram tontas devido à intoxicação por causa da fumaça que saía do veículo. Ainda não se sabe o motivação para o ocorrido. Uma pane elétrica pode ser a provável causa. "O problema dificilmente seria identificado em uma fiscalização de trânsito", explica  o inspetor da PRF Olinto José Neto.

Quem precisa embarcar, fala do medo de novos acidentes e insegurança na estrada. Apesar do receio, a dona de casa Ednancy Miranda aguardava o veículo com destino a Jardim do Seridó onde embarcaria os três filhos e a mãe Maria do Socorro Costa, 64 anos. A opção por ônibus se deve a o fato dos alternativos não se respeita o direito à meia entrada para estudantes e idosos.

"Estou com o coração na mão, mas não tem outro jeito. E esses ônibus quando cai, queima", disse a Ednancy Miranda em referência ao acidente ocorrido, em abril,  quando um ônibus da empresa, que  saiu de Caicó com destino à Natal,  transportando 25 pessoas, derrapou no Km 82 da BR-427, e capotou. Dez pessoas ficaram feridas.  A dona de casa seguirá hoje para o interior de alternativo. "Mesmo clandestino, é mais seguro em todos os sentidos", disse. No último dia de finados, lembra a mãe Maria do Socorro Costa, o ônibus em que viajava foi alvo de assalto.

No Conjunto Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante, a população sofre não só com o número reduzido de veículos como também com o estados dos veículos. "Os ônibus estão sucateados. Quebram todos os dias e quando quebram, o passageiro tem que pagar uma segunda passagem para chegar ao destino, porque não são substituídos em tempo hábil", disse presidente do Conselho Comunitário César Eimar Lima de Menezes.

No terminal de ônibus, um dos veículos que faz a linha Conjuntos Cidade das Rosas, Jardim Petrópolis, Mirassol, havia sido substituído após a quebra e, pouco tempo depois, deixou os passageiros na mão no meio do percurso.

Para reivindicar transporte de qualidade, explica César Eimar Lima de Menezes, os moradores,  entraram com uma ação na justiça solicitando maior frequência, pontualidade, direito a integração (pagar apenas uma passagem se pegar mais de um ônibus em 60 minutos) e o retorno do tráfego pela Avenida Bernardo Vieira, das linhas 133 e 176 (Golandin).

Na zona Norte, o ponto mais conhecido como da "Mangueira", próximo ao gancho de Igapó, a ação dos clandestinos permanece. A assistente administrativa Elizângela Soares da Silva, 33 anos, disse que prefere pagar mais caro (R$ 1,50 ao invés do R$ 1,00, cobrado pelos ônibus) para ir em segurança e com maior conforto a Extremoz, onde trabalha. "Os ônibus passam de hora em hora, enquanto lotação tem toda hora é mais prático", disse. A moradora do Amarante é apenas  uma dos muitos usuários do transporte coletivo, que tem trocado ônibus sucateados por veículos que atuam na clandestinidade.

Fiscalização é intensificada após incêndio de ônibus

O  inspetor Olinto José Neto, da PRF, explica que a fiscalização realizada pelos órgão se restringe ao trânsito, cabendo as vistorias aos órgãos estaduais e municipais (DER e Semob). "Neste período damos uma atenção especial ao transporte de passageiros, que aumenta consideravelmente. Neste caso, são verificados as condições de pneus, faróis, extintor contra incêndio, buzina, cinto de seguranças e documentação exigida. "Não verificamos se o veículo está sucateado, a possibilidade de quebra, essa inspeção cabe ao DER", afirma.

De 1º de janeiro até ontem, a Polícia Rodoviária Federal emitiu 60 autos de infração em rodovias interestaduais, com multas que variam de R$ 1,2 mil a R$ 4 mil. De acordo com o inspetor Olinto José Neto, da PRF,  os motivos mais frequentes são a falta de documentação - como o Laudo de Inspeção Técnica (LIT) e o Seguro de Responsabilidade Civil -; além de transporte de bagagens em local indevido, o transporte de mercadorias, que deveria ser feito em transporte de cargas, além do transporte clandestino.

Nos últimos 30 dias a Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização nas estradas do Estado e conseguiu reduzir o número de acidentes no período foi reduzido de 132 para 126 e o número de mortos de 10 para 4 em comparação com o mesmo período do ano passado. "Estamos com três operações em andamento, a RodoVida, A Fim de Ano e a Verão. O alvo é combater o excesso de velocidade, ingestão de álcool, ultrapassagem irregular e motocicletas", afirma o inspetor da PRF.

No Terminal Rodoviário de Cidade da Esperança, a fiscalização aos ônibus da empresa jardinense foi intensificada, informou a fiscal do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) Maria de Fátima de Lima. "Sempre fazemos, mas esta semana é mais rigorosa com essa empresa e a partir da próxima será ampliada para as demais e até opcionais", disse. Entre os itens verificados estão as condições da bancada, limpeza dos banheiros e itens de segurança, como o extintor contra incêndio, tacógrafo, documentação, faróis e luzes de freios. A TRIBUNA DO NORTE tentou ouvir o diretor superintendente do DER, Demétrio Torres, que disse ter disponibilidade apenas hoje.

Setrans afirma que frota do RN é segura

A frota de ônibus intermunicipal conta com 487 ônibus. O diretor técnico do Setrans/RN, Amâncio Santos Filho, a concorrência com os transportes clandestinos é o fato que mais pesa contra o bom funcionamento da frota intermunicipal no estado. "Para viajar para o interior do Estado, a concorrência é desleal, até pelo preço oferecido pelos clandestinos para as viagens", comentou.

O diretor ainda comentou que a idade média da frota dos ônibus que realizam viagens no RN é de 13 anos. Amâncio acredita que a idade não é a ideal, porém descarta que os ônibus sejam inseguros. "A frota que se tem hoje é muito segura, apesar de não ser nova", disse. O diretor afirma que em períodos de grande movimentação nas rodoviárias, as empresas costumam colocar todos os ônibus da frota em funcionamento.

Amâncio Santos criticou também a falta de políticas para os transportes do Rio Grande do Norte, assim como garantias por parte do Governo do Estado como forma de evitar a concorrência dos clandestinos. O diretor cobra uma fiscalização mais efetiva nas estradas do interior do Estado.
Publicidade

Brasil lidera exportação de jogadores, mas brilho apaga

Rio de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Dos 7.627 jogadores de futebol que atuam fora dos seus países de origem, o Brasil é responsável pela maioria de craques de exportação. São 1.063 atletas, cerca de 13,9% do total mundial, divididos em 108 ligas. Portugal é o país que mais recebe brasileiros com cerca de 22º do total,São 231 atuando na 1ª e 2ª divisão; seguido por Itália (9%) e Japão (6%). Além disso se encontram muitos jogadores brasileiros no futebol asiático como Japão e China e agora uma caravana está invadindo a Rússia. 

Mesmo com todos esses números favoráveis, os jogadores brasileiros no exterior vem se destacando mais pela quantidade do que pela qualidade. Já faz algum tempo que nenhum jogador brasileiro disputa os prêmios de melhor do mundo e a situação só não se torna mais vexatória porque Marta já ganhou por cinco vezes seguidas o troféu dedicado à melhor jogadora feminina do planeta.  Ao contrário do que sempre ocorreu, os jogadores brasileiros deixaram de ser protagonistas nos principais clubes europeus. No futebol espanhol, o mais rico do mundo, os craques brasileiros construíram uma verdadeira dinastia. No Barcelona, por exemplo, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo fizeram história, conquistando títulos e troféus. Hoje, o Barcelona pratica o melhor futebol do mundo, mas os brasileiros que jogam na equipe são coadjuvantes dos astros como o argentino Messi e os espanhóis Xavi e Iniesta. 

O lateral Daniel Alves é titular absoluto mas está longe de ser apontado como o destaque da equipe o mesmo acontecendo com Adriano e Maxwell que são apenas reservas. No Real Madrid,o meia Kaká que foi escolhido como o melhor em 2007, hoje sofre para conquistar uma vaga de titular na equipe comandada por José Mourinho. Lá quem brilha é o português Cristiano Ronaldo, coadjuvado pelo argentino DiMaria e pelo francês Benzema.  Além da falta de brilho técnico, os craques brasileiros protagonizam com frequencia casos de indisciplina que só desvalorizam o produto nacional. Um respeitado analista internacional já escreveu que o jogador brasileiro está criando em torno dele um círculo de desconfiança. 

Muitos não conseguem cumprir contratos como os atacantes Adriano e Robinho ou se metem em confusões extra-campo como o zagueiro Breno que foi acusado pelas autoridades alemãs de incendiar a própria casa. Outros não conseguem cumprir contratos por inadaptação como Thiago Neves que fracassou na Alemanha e na Arábia Saudita. Cada atitude desse tipo contribui na desvalorização dos brasileiros. 

Os "Brazucas" agora são coadjuvantes

O zagueiro Thiago Silva é considerado um dos melhores jogadores brasileiros em atividade no futebol europeu, mas por jogar na defesa, não é tratado como estrela. No mesmo Milan, Robinho e Pato vivem entrando e saindo da equipe. O destaque da equipe milanesa é o sueco Ibrahimovic. Na Inter, Júlio César já foi considerado o melhor goleiro do mundo mas entrou em declínio depois da Copa do Mundo de 2010. Lúcio está em final de carreira e Maicon vive fase irregular. O holandês Sjneider é o líder da equipe. 

Na Inglaterra, o panorama é pior. O Manchester United ainda usa os laterais Flávio e Rafael que eram juvenís do Fluminense enquanto Anderson ganha oportunidades eventuais. O craque do time é o inglês Wayne Rooney. No Chelsea, o meia Ramires, que está longe de ser estrela, tem mantido sua posição de titular, enquanto os zagueiros David Luiz e Alex nunca conseguiram se firmar. 

Os brasileiros sempre marcaram presença no Real Madrid mas hoje o irregular lateral Marcelo é o único titular da equipe comandada por José Mourinho. Kaká vive às voltas com eternos problemas físicos e deixou de ser certeza para se tornar opção. Barcelona: Conta com três brasileiros no elenco, mas apenas Daniel Alves aparece como destaque no time. 

Nos outros clubes espanhóis não existem jogadores brasileiros que se destaquem,  Na Alemanha o veterano atacante Cacau é um dos poucos destaques brasileiros no futebol alemão e mesmo assim vive entrando e saindo da equipe principal

Publicidade


Ibama multa Chevron em mais R$ 10 milhões

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou hoje (23) em R$10 milhões a empresa petrolífera Chevron, que opera o Campo de Frade, na Bacia de Campos, por descumprimento de condições previstas na licença ambiental.
A análise feita pelo Ibama mostrou falhas no cumprimento do Plano de Emergência Individual (PEI) aprovado no licenciamento ambiental da atividade de exploração e extração de petróleo. Entre as falhas observadas estão a ausência de equipamentos nas embarcações de emergência e a demora no atendimento inicial ao vazamento.
Foi a segunda multa que o Ibama aplicou à empresa por causa do vazamento de óleo descoberto no dia 8 de novembro. A primeira multa, de R$ 50 milhões, foi emitida em 21 de novembro em função do lançamento de petróleo no mar. As informações são da Agência Brasil.
Fonte: Agência I
N

Ibama embarga área de 700 hectares de desmatamento ilegal

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso resultou na aplicação de mais de R$ 3,5 milhões em multas e no embargo de 700 hectares de áreas desmatadas ilegalmente, o equivalente a 700 campos de futebol.
Deflagrada no começo de dezembro, a Operação Custódia Juína concentrou suas ações no noroeste do estado, onde os satélites registraram um aumento significativo de desmatamento este ano.
Em 2011, Mato Grosso desmatou 1.126 quilômetros quadrados de floresta, aumento de 20% em relação a 2010, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A operação do Ibama atuou principalmente nos municípios de Colniza e de Juara, próximos à região conhecida como Três Fronteiras, na divisa entre Mato Grosso, Amazonas e Tocantins, onde, segundo o instituto, o desmatamento está ligado à exploração ilegal de madeira. A operação teve apoio de agentes do Ibama de Minas Gerais, do Tocantins e Rio Grande do Norte. As informações são da Agência Brasil.
      Fonte: Redação - Agência IN

ANBIMA divulga projeções para IGP-M de janeiro e fevereiro

A projeção do Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) apurada hoje para o IGP-M de janeiro de 2012 é de 0,35%. Já o resultado apurado para a projeção do IGP-M final de fevereiro ficou em 0,38%.

A Assessoria Econômica da ANBIMA apura projeções do IGP-M no dia das divulgações de suas prévias e do resultado final pela Fundação Getúlio Vargas junto às 22 instituições participantes do Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da Associação.
As projeções divulgadas pela ANBIMA servem para balizar os negócios no mercado secundário com títulos de renda fixa indexados a esse índice de preço.
                    Fonte: (Redação - Agência IN)

Vale construirá ferrovia no Malauí para transportar carvão

A Vale investirá US$ 1 bilhão para construir um novo trecho de ferrovia no Malauí que permitirá à empresa transportar o carvão que explora em Moçambique até o porto de Nacala, anunciaram as autoridades malauitas.
A empresa brasileira construirá 138 km de ferrovia no sul do Malauí, o que permitirá transportar o carvão da mina Moatize (perto de Tete, noroeste de Moçambique) até o porto de Nacala (nordeste de Moçambique), onde está construindo atualmente um terminal.
O trecho através do Malauí, que estava paralisado desde 2005 em consequência de divergências diplomáticas, deve ser concluído nos próximos três anos, segundo o acordo assinado pela Vale e pelo governo do Malauí.
A área de Tete-Moatiza dispõe de pelo menos 23.000 toneladas de combustível como "carvão-vapor" para centrais térmicas e carvão de alto poder calorífico para siderurgia.
Fonte: (Redação com AFP - Agência IN)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mais quatro cidades de Minas Gerais decretam situação de emergência


Brasília – Os estragos provocados pelos temporais obrigaram mais quatro municípios de Minas Gerais a decretar situação de emergência. No total, 41 cidades mineiras estão nessas condições.

Em Lima Duarte, na Zona da Mata, pontes e estradas foram danificadas por causa da enxurrada do último dia 26. Na cidade de João Pinheiro, no noroeste do estado, foram registradas inundações. Na região central, os recentes municípios afetados foram Juatuba e Passabem, onde pontes e estradas estão destruídas.

O último levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado hoje (29), contabiliza quase 10 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas e 96 municípios atingidos. Os temporais danificaram 2.416 casas e 34 pontes. O número de pessoas afetadas ultrapassa 2,1 milhões, mais de 10% da população do estado.
Fonte: Agência Brasil

Comunidades terapêuticas podem receber recursos públicos para tratamentosJoão*, que deve sair no início de janeiro, afirma que a espiritualidade é essencial para o sucesso do tratament
Para João*, a virada do ano será mais que o recomeço simbólico, quando as pessoas costumam revisar o passado e planejar o futuro. Exatamente no primeiro dia de 2012, o homem de 52 anos voltará à convivência familiar, depois de nove meses internado para se livrar do alcoolismo. Ao lado dele, Pedro* também festeja a evolução do tratamento. Ex-usuário de drogas, tendo experimentado por último o crack, o jovem de 30 anos começará a visitar a mulher e as filhas em saídas agendadas, como parte da etapa final do programa de recuperação. Tanto João quanto Pedro buscaram ajuda na Fazenda do Senhor Jesus, instituição católica sem fins lucrativos que atende dependentes químicos desde 1987. Com duas unidades, uma masculina e outra feminina, totalizando 45 vagas, a comunidade terapêutica é reconhecida pela importância do serviço prestado no Distrito Federal. Entidades semelhantes estão espalhadas pelo Brasil e poderão receber, já no próximo ano, recursos do governo federal, por determinação da presidente Dilma Rousseff.

Andréa Azevedo, vice-presidente da Sociedade de Empenho na Recuperação de Vidas através da Oração e Serviço (Servos), mantenedora da Fazenda do Senhor Jesus, atribui as críticas elencadas em relatório recente do Conselho Federal de Psicologia contra comunidades terapêuticas ao anúncio feito por Dilma. “Fazemos nosso trabalho há 25 anos e ninguém nunca falou nada. Bastou a presidente dizer que vai colaborar com as comunidades e as críticas começaram. É tudo uma questão econômica, financeira e política”, diz. Segundo ela, são mentirosas as informações de que os internos da Fazenda do Senhor Jesus ficam privados de liberdade ou que têm explorada a força de trabalho. “Nosso programa é baseado em um tripé: oração, disciplina e trabalho. Então, em esquema de escala, cada um cuida de uma área, que pode ser a cozinha, a horta, os animais. Mas nunca vendemos nada que eles produzem aqui. E não há portões ou grades. Quando alguém quer ir embora, conversamos, pedimos 48 horas para pensar melhor. Se a pessoa decide desistir, assina um termo e vai”, explica Andréa.

Voluntário
Pedro passou por um momento de dúvida. “No terceiro mês, eu quase saí. Mas aí pensei melhor no que eu queria para minha vida, lembrei da minha família e resolvi ficar”, diz. Agora, mais tranquilo, ele planeja se tornar um voluntário. “Não vou dizer que é fácil, mas a gente recebe apoio aqui. Quando eu terminar, quero continuar vindo nas visitas”, afirma o rapaz. Nas unidades, os internos têm atendimento médico uma vez por semana, grupos de terapia com psicólogos, além de atividades de reflexão. Uma capela com imagens de São Francisco de Assis é um dos locais preferidos de João. Pela segunda vez na Fazenda do Senhor Jesus, ele destaca que a aproximação com Deus é o que lhe dá mais forças para lutar contra o álcool. “A espiritualidade, acho que foi essa a parte que não aproveitei bem na minha primeira passagem. Pelo tratamento dispensado, eu quis voltar depois que recaí. E dia 1º de janeiro estarei saindo para uma nova vida.”

Antes de entrar na Fazenda do Senhor Jesus, os internos passam por um triagem rigorosa, que inclui entrevistas e exames médicos. Todas as quartas-feiras, a equipe que inicia o processo está na Igreja Santa Cruz, na 905 Sul. “É importante fazer essa avaliação prévia para que a pessoa tenha certeza do que quer e, dessa forma, até diminuir a rotatividade na instituição”, diz Léia Gonçalves Dias, presidente da Servos. Seis monitores e um coordenador, cerca de 105 voluntários, parceria com empresas, doações feitas pela população e eventos beneficentes mantêm a Fazenda do Senhor Jesus em funcionamento. Os internos e familiares contribuem com o que podem. Não há valor fixo. As unidades são limpas e bem cuidadas. Visitas ocorrem uma vez por mês. Mas os internos são estimulados a escrever para os parentes, que também recebem atendimento do lado de fora por meio dos grupos de apoio. “Muitas vezes, o familiar está tão ou mais adoecido que o dependente”, ressalta Paulo Cunha, presidente do Conselho Deliberativo da Servos.

* Nomes fictícios para preservar a identidade dos entrevistados.

Troca de experiências
Três casais que haviam buscado tratamento para os filhos em comunidades terapêuticas de Goiânia decidiram, em 1986, formar grupos com a mesma metodologia vista na capital goiana e ainda pouco difundida no Distrito Federal. Um ano depois, conseguiram fundar a primeira Fazenda do Senhor Jesus aqui. Para isso, foram a Campinas buscar informações com o padre Haroldo, que criou uma das comunidades terapêuticas mais respeitadas do país. Até hoje, contato com as equipes do interior de São Paulo é mantido para capacitação e troca de experiências. Gilda Carriconde Azevedo é uma das fundadoras que continua se dedicando ao projeto. A unidade masculina fica no Recanto das Emas e a feminina, em Brazlândia.

Fonte:Renata Mariz