Quem nunca passou pela experiência de ver o mundo girar e os ponteiros da balança subirem? Pode ter acontecido justamente naquela vez em que você engatou um namoro com aquele parceiro especial, foi contratada em um novo emprego, ou mesmo tirou férias para viajar. E, quando percebeu, já tinha ganho uns quilinhos. O fato é que muitas situações que mudam a nossa rotina, às vezes, podem produzir um efeito assim – não é à toa que mudanças nunca são tão simples no início, e exigem uma readaptação geral na vida prática. A nutricionista Danielle Real, do Hospital Vita Batel, em Curitiba, analisa algumas dessas situações e dá dicas para a você tirá-las de letra.
Namorado novo
Pode notar: quando começamos um novo relacionamento, a vida social muitas vezes é substituída por programas mais caseiros, que normalmente incluem guloseimas ou refeições. Não raramente, as baladas de sábado à noite são substituídas por jantares com um bom vinho, ou mesmo pelo cinema acompanhado de pipoca bem amanteigada. E, se você for uma daquelas garotas mais prendadas, provavelmente vai querer impressionar seu namorado com seus atributos e colocar a mão na massa, preparando deliciosos pratos para agradá-lo. Sem contar que as horas na academia e as tardes no shopping são facilmente trocadas pela mais nova (e atraente) companhia.
O que fazer: Para não cair nessa, limite os jantares para os finais de semana e inclua na rotina a dois programas como caminhadas ou passeios de bicicleta, para que as energias consumidas sejam queimadas. Se a opção for cozinhar em casa, escolha sempre uma receita mais light e, quando possível, substitua frituras por alimentos grelhados, assados ou cozidos.
Mudança de Emprego
Trabalho novo requer adaptação a uma nova rotina. Essa troca às vezes gera ansiedade, o que faz com que algumas pessoas comam para se sentirem mais calmas. O que também conta é o local e o tipo de alimentação. Quem era acostumado a comer regradamente pode passar a não ter mais horário para fazer suas refeições, e acaba devorando lanches rápidos, cheios de gorduras e calorias. Às vezes, o novo emprego pode vir acompanhado de um refeitório com uma comida que agrade a todos os tipos de paladar, fazendo com que o consumo também seja acima do necessário.
O tipo de atividade também pode acabar prejudicando. Se uma pessoa era acostumada a passar sua jornada de trabalho caminhando ou em funções que exigiam um maior esforço e, de repente, passa o dia sentada na frente do computador, seu gasto energético diminui, e ela pode ganhar mais peso.
O que fazer: O ideal é que você consiga o quanto antes criar uma rotina de alimentação saudável em seu novo local de trabalho, respeitando o horário do almoço e dando preferência para refeições variadas e coloridas, garantindo um bom aporte de calorias, proteínas, vitaminas e minerais.
Viagens
Não tem jeito: para explorar tudo de diferente que o local tem a oferecer, não dá para pular a gastronomia. Fica difícil não cair em tentação com aquelas iguarias e pratos típicos que só existem naquele lugar. Se a viagem é na época de férias, é comum tirarmos folga também da nossa dieta habitual, comendo em horários irregulares alimentos que usualmente não fazem parte da nossa rotina. Quem não se encanta em acordar num hotel e se deparar com uma maravilhosa mesa de café da manhã, com tudo prontinho? É normal exagerar, pois você nunca sabe o que vai descobrir dali a algumas horas, durante o passeio, e pode ser que a próxima refeição demore mais do que o recomendado.
O que fazer: O ideal é achar um equilíbrio entre uma refeição e outra. Se extrapolar no café da manhã, por exemplo, opte sempre por um almoço mais light, com saladas e carnes grelhadas. Não se esqueça de consumir a quantidade adequada de líquidos, principalmente se o local visitado for quente, e leve sempre na bolsa uma fruta ou barra de cereal para evitar períodos longos de jejum.
Gravidez/ Filhos
A gestação muda completamente a rotina de qualquer mulher. Com o nascimento do bebê, algumas questões aparecem junto e fazem com que a nova mamãe ganhe uns quilinhos. Muitos mitos rodeiam a gravidez, e um deles diz que a gestante tem que comer em dobro para que o bebê cresça com saúde. Outro faz crer que, para produzir leite, a mãe teria que comer alimentos como canjica, cerveja preta e água de coco, e se privar de alguns que causariam gases na criança, como feijão e algumas verduras. Muitas mulheres que engravidam acabam abrindo mão de cuidar da própria saúde para se dedicarem exclusivamente ao filho. Elas se esquecem de se alimentar regularmente e se preocupar com a qualidade de vida.
O que fazer: Mantenha os hábitos saudáveis de alimentação, conciliado com a nova tarefa de cuidar do bebê. Lembre sempre de se alimentar regularmente e de ingerir a quantidade adequada de líquidos.