Pesquisar o SITE

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prisão de ventre nas viagens?



Sem dúvida uma das coisas mais gostosas da vida é viajar. Para isso que existem os fins de semana, feriados e festas de final de ano. Mas o que pra muitos é diversão pura, para algumas de nós é uma fonte de estresse. Nosso intestino parece que só quer funcionar em casa e, cá entre nós, passar dias, semanas sem essa parte do corpo tão importante funcionando direito é um verdadeiro pesadelo. Ficamos estufadas, pesadas, com cólicas, dores de cabeça e até espinhas! Vale tudo pra ele funcionar! Vale tudo mesmo? A médica gastroenterologista Silvia Maria da Rosa, do Hospital VITA, em Curitiba, nos ajuda a resolver esse probleminha.

Elas sofrem mais

É fato que o intestino preguiçoso, ou prisão de ventre, é bem mais comum em mulheres do que em homens. Silvia nos explica que existem várias causas para isso: “Uma delas é hormonal, e o hormônio masculino acelera o trânsito intestinal. Além disso, as mulheres têm o intestino grosso relativamente mais longo do que eles, para acomodar o útero grávido quando aumenta de volume. E há também um fortíssimo fator cultural: as meninas são orientadas a não sentar em vasos sanitários de banheiros públicos, não podem usar o banheiro e deixá-lo com odor ruim, enfim, uma série de tabus que inibem a mulher nessas horas.” Resultado: nosso intestino “trava” em lugares estranhos.

O que fazer?

A especialista ensina alguns cuidados que você pode tomar pra evitar esse tormento:
Aumente o consumo de líquidos e frutas. A combinação de água e fibras é ótima, pois evita o ressecamento.
Nunca adie a evacuação. Sentiu vontade de ir ao banheiro? Treine seu intestino. Ele aprende, sabia?
Evite a automedicação. “O uso de remédios é indicado somente sob supervisão médica. 
Inclua iogurtes com lactobacilos no cardápio. “Realmente ajudam, e é bem melhor do que optar por automedicação.”
Mexa-se! “Atividade física, de um modo geral, é muito bom. O sedentarismo favorece a obstipação (prisão de ventre, constipação intestinal)”, diz a médica. “Exercícios abdominais são ótimos porque auxiliam o trânsito do intestino. As caminhadas ajudam até na eliminação de gases, diminuindo o desconforto”, continua.

E, pra quem vai viajar, um conselho:

“Umas duas semanas antes da viagem, aumente a ingestão de líquidos e frutas, faça caminhadas e já comece a não adiar a evacuação. Use o banheiro disponível, sem medo de ser feliz. Mantenha estas medidas durante a viagem, caprichando na dieta que pode incluir iogurte”, orienta Sílvia. Quanto antes você começar, melhor o resultado. Além disso, com essas dicas não é só seu intestino que vai melhorar, mas a saúde como um todo! 

Fonte: Para saber mais acesse: www.seuintestino.com.br