Pesquisar o SITE

sábado, 24 de dezembro de 2011

Amor aos Bichos


Tosse
Dr. Jayme Sandall Júnior


Malu

“Dr., meu cachorro está tossindo. O que ele tem?”


Essa não é uma questão fácil de ser respondida. A tosse é um bom exemplo de sintoma que pode representar uma série de problemas distintos.
Exatamente por isso, repito: jamais dêem medicações para seus animais sem consultar um médico veterinário! Se o cachorrinho da sua vizinha estava tossindo “exatamente do mesmo jeito”, a tentação de copiar a receita dela será grande, mas resista. O barato pode sair caro, e quem vai acabar pagando o pato é o seu amigo.
A tosse pode parecer sempre igual, mas para o ouvido do profissional não é. Em primeiro lugar, há a tosse seca, onde não há secreção envolvida. Nesse caso, pode estar relacionada com problemas cardíacos – desde insuficiência até dirofilariose, o “verme do coração” -, deslocamento de traquéia, alergias, ou mesmo um simples engasgo. Imaginem a diferença monstruosa que existe entre um problema cardíaco e um engasgo...
Há a tosse com secreção. Essa, geralmente, indica problemas de traquéia ou pulmões, como infecções, por exemplo. Para esse tipo de tosse, deve-se ainda avaliar cuidadosamente a secreção em si (cor, odor, consistência, quantidade expelida...).
Há um sem número de variantes envolvidas no diagnóstico inicial. Deve-se avaliar o histórico da tosse, a frequência, a incidência...
Mesmo o médico veterinário, depois de um exame minucioso, pode se ver obrigado a pedir exames complementares, como raio x de tórax, eletrocardiograma, exames de sangue, entre outros. E depois de fechado o diagnóstico, há ainda o problema da medicação. Um antibiótico pode funcionar muito bem em determinada infecção de traquéia de um cão, por exemplo, mas não mostrar o mesmo sucesso em outro. O profissional, então, além da consulta inicial onde diagnosticou o problema, deve acompanhar a evolução do tratamento, modificando a droga de escolha caso perceba que o quadro não se modifica. Trocando em miúdos: se o animal não melhorar, o veterinário pode trocar o remédio.
Mas por que o cão tosse? Bem, os motivos basicamente são os mesmos que fazem as pessoas tossirem. De uma forma geral, a tosse faz com que os alvéolos se abram mais, e a absorção de oxigênio seja aumentada. Esse mecanismo é acionado em casos de insuficiência cardíaca - o sangue não está sendo bombeado o suficiente para suprir a necessidade de oxigênio do organismo - e problemas pulmonares, onde a área de absorção desse órgão pode estar reduzida.
Outro motivo de tosse é a tentativa de se expulsar secreções que estejam na traquéia ou nos pulmões. Os dois motivos podem ocorrer juntos, o que aumenta a intensidade e a frequência das crises de tosse.
Resumindo: uma tosse isolada pode ser considerada com algo sem importância, um engasgo leve ou algo do gênero. Já tosse frequente... médico veterinário na área, e rápido!
Grande abraço e até a próxima.

Fonte: Dr. Jayme Sandall Júnior