AFTB-Associação Frutos da
Terra Brasil
Parnamirim/RN
1. Sobre a AFTB
a. Quando foi fundada a AFTB (OSCIP)
e qual sua meta básica?
Fundada em março de 2007, e
homologada seis meses depois pelo Ministério da Justiça como OSCIP, a
Associação Frutos da Terra Brasil trabalha em prol do desenvolvimento social e
econômico, para combater o déficit habitacional no Brasil e viabilizar o
crédito imobiliário através da isenção de juros, financiamentos em até 30 anos,
sem entrada e sem comprovação de renda. O objetivo é a inclusão social e a
garantia do Direito Constitucional de moradia para o cidadão brasileiro.
b. Quais são os diferenciais da
AFTB?
§
É mantida
pelos associados;
§
100% dos
recursos públicos, doações ou cotas de patrocínio são destinados ao crédito
habitacional.
c. De quanto em quanto tempo há
eleições de diretoria na AFTB?
A cada sete anos.
d. Qual é a transparência da AFTB
diante do corpo de associados?
Há balanços disponíveis no site
para que qualquer associado possa consultar.
e. E se a AFTB fechar por falta de
dinheiro, como ficarão os associados?
A AFTB não corre o risco de
fechar. Em caso de má administração, a gestão da OSCIP será transferida pelo
Ministério da Justiça.
f. O associado pode trocar o ID
Não. Porém casos específicos
serão analisados pela diretoria.
g. Como associado, posso divulgar a
AFTB? Como?
AFTB lançou um plano de marketing
de relacionamento com o propósito de incentivo com o objetivo de diminuir o
prazo para quem ajuda e se dispõe a não só se associar para a compra casa, mas
também de divulgar o sistema para outras pessoas dentro do seu circulo de
relacionamento assim cada indicado vale uma pontuação esta pontuação servira
para diminuir o prazo da entrega de sua carta de crédito. No site oficial da
AFTB, o associado pode encontrar toda a arte padronizada do material impresso
necessário para divulgação, assim como um web site para os associados
qualificados bronze. O material pode, também, ser encontrado na loja virtual na
associação.
h. O que é uma Franquia Social AFTB?
A Franquia Social foi criada para
estabelecer um elo com a responsabilidade social e a cidadania, além de ser uma
alternativa para atender a grande demanda social do País. O grande objetivo é
implementar programas sociais por meio do sistema de franquias, dependendo
basicamente da colaboração dos associados e parceiros do projeto.A Franquia
Social AFTB trabalha em rede para multiplicar o conhecimento de metodologias e
técnicas já vivenciadas, atuando como uma ferramenta de gestão de projetos que
visa o benefício social e a disseminação de experiências bem sucedidas.Todo o
processo de franquias sociais da AFTB está baseado em sua própria rede de
associados. Nós entendemos que só quem conhece muito bem a nossa organização
está capacitado para divulgar nossos programas. Justamente por isto é que
apenas associados da AFTB podem chegar a franqueados sociais AFTB. Desta forma,
o primeiro pré-requisito para a qualificação como franqueado é ser um
associado. Como associado você deve se qualificar como voluntário.
i. Qual a diferença de Núcleo e
Regional?
Um núcleo é a reunião organizada
de associados AFTB, que realizam apresentações frequentes do SAC e se mobilizam
para a realização da missão da AFTB. Um núcleo reconhecido tem endereço e
telefone fixo e cumprem algumas exigências de qualidade da AFTB. Uma Regional,
é o escritório oficial da AFTB numa localidade, estes escritórios dão suporte e
acompanhamento a todos os associados da AFTB. As regionais da AFTB são
multiplicadas no modelo de franquias.
2. OSCIP
a. O que é uma organização de
terceiro Setor?
O Primeiro Setor é o Governo, que
é responsável pelas questões sociais. O Segundo Setor e o privado, (empresas)
responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o Setor
privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras
instituições que compõem o chamado Terceiro Setor. Ou seja, o Terceiro Setor é
constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem
como objetivo gerar serviços de caráter público.
b. O que é a certificação de OSCIP e
qual sua importância para uma organização não governamental?
É um Título concedido e
fiscalizado anualmente pelo Ministério da Justiça às Organizações da Sociedade
Civil de Interesse Público, mediante o preenchimento dos requisitos legais, que
confere a competência da AFTB para atuar em projetos e programas sociais que o
governo não consegue atender.
c. De quanto em quanto tempo a OSCIP
presta contas ao Ministério da Justiça?
A AFTB (OSCIP) presta contas ao
Ministério da Justiça a cada ano, especificamente todo dia 31 de julho. Havendo
irregularidades nas informações prestadas, há o risco de se perder o título de
OSCIP.
3. Sustentabilidade Básica –
Conceitos gerais
a. Como funciona o programa AFTB
comparado a outros Sistemas de Crédito?
O fundo que gera as cartas de
crédito da AFTB tem características específicas que o diferenciam de diversas
outras operações de crédito, a saber:
1) Uma
operação de consórcios:
i.
Os
consórcios recebem recursos de um determinado grupo direcionando estes recursos
a um fundo, que gera as cartas de crédito. Quando o grupo se inicia, o valor
patrimonial do fundo é igual a zero. Ao final do grupo, depois de atendidos
todos os participantes, o valor patrimonial voltará a ser zero.
2) Uma
operação de empréstimo bancário:
ii.
Um banco
recebe recursos de terceiros e os empresta aos tomadores de crédito, cobrando
uma taxa de juros mais alta do que aquela oferecida aos seus investidos,
gerando um spread que será o seu lucro na operação.
3) Uma
cooperativa de crédito:
iii.
Opera de
forma semelhante à operação bancária, operando com uma taxa de juros mais
baixa, uma vez que os tomadores são cotistas da cooperativa.
Na AFTB, diferentemente da
operação de consórcios, o valor patrimonial do fundo não se reduz com a entrega
das cartas de crédito, uma vez que os valores líquidos disponíveis utilizados
para as contemplações são substituídos por contratos, que, mês a mês, tornam-se
novamente disponíveis líquidos. Nas contemplações da AFTB existe incremento no
valor patrimonial do fundo, pois a cada 100 entregues em crédito, são recebidos
137 em contratos, considerando-se a utilização do prazo máximo de financiamento
de 30 anos (360 meses).
Os contratos que fazem parte do
fundo podem ser descontados, onde, mediante uma determinada taxa de desconto,
os valores futuros representados pelos contratos são trocados por valores
líquidos disponíveis.
Os recursos utilizados pela AFTB
são da própria organização, independentemente de sua origem. Não se trata,
portanto, de recursos de terceiros. A AFTB pode emprestar sem juros por que não
precisa remunerar nenhum investidor.
Quais são
as três fontes de recursos que geram sustentabilidade para o programa AFTB?
O fundo da AFTB que geras as
cartas de crédito tem as seguintes características:
1) Valor patrimonial crescente: O valor patrimonial do fundo
aumenta em cada contemplação, ao contrário de uma operação de consórcios onde
em cada contemplação há uma redução deste valor patrimonial.
2) Tributação: Como OSCIP a AFTB é imune a
tributação. Tem também o poder de receber doação de empresas contribuintes com
o fisco, transferindo-lhes o direito a dedução fiscal referente aos valores
direcionados a AFTB.
3) Origem dos recursos: Os atributos de uma OSCIP
permitem a AFTB operar com três grandes motores propulsores, gerando, cada um
deles, um grande potencial de entrada de recursos direcionados aos seus programas
sociais. É importante salientar que os programas da AFTB não dependem da
simultaneidade de entradas de recursos destas três fontes para operar. Cada uma
destas fontes de recursos é suficiente para sustentar as operações propostas,
sendo que nos momentos de simultaneidade temos a oportunidade de apresentar
resultados mais imediatos. São eles:
.
Recursos
recebidos da comunidade. Todos os associados contribuem com a AFTB com uma
Contribuição Associativa. Estes recursos representam a contrapartida da
sociedade civil;
i.
Recursos
de empresas privadas. Estes recursos são representados por doações e patrocínio
de empresas que investem na AFTB por diferentes razões, entre elas a
responsabilidade social e a dedução fiscal. Na AFTB está prevista uma campanha
específica para busca de patrocínios com 10.000 associados, pois este é um
numero suficientemente consistente para que as empresas visualizem nossos
associados como um mercado.
Recursos de diferentes esferas de
governo. Na AFTB está prevista uma campanha específica para sensibilizar
diferentes esferas de governo com 50.000 associados, pois este é um numero
suficientemente consistente para que sejamos percebidos como potencial
político.
E se a
AFTB fechar por falta de dinheiro, como ficarão os associados?
A AFTB não corre o risco de
fechar. Em caso de má administração, a gestão da OSCIP será transferida pelo
Ministério da Justiça.
Existe
algum estudo matemático que comprova que a AFTB podará arcar com as cartas de
crédito?
Vide tabela em anexo.
SAC
O que é o
SAC dentro da AFTB?
O Sistema Alternativo de Crédito
(SAC) é um programa desenvolvido e administrado pela AFTB que tem a propriedade
de reunir recursos financeiros junto aos associados, empresas patrocinadoras e
os três níveis de governo, formando um fundo que se converte em crédito
habitacional residencial isento de juros, para os associados que aderirem ao
programa.
O que é
uma contribuição Associativa?
É um valor estabelecido pelo
associado no momento de sua inscrição, que será pago mensalmente à Associação
Frutos da Terra Brasil com objetivo de ser uma das fontes geradoras de cartas
de crédito.
A
contribuição associativa pode ser deduzida do imposto de renda?
Não, justamente por ter a
natureza de contribuição (doação). Caso fosse uma doação por uma pessoa
jurídica, isso se enquadraria dentro da lei da OSCIP, permitindo a dedução, mas
para fazer parte deste programa tem que ser especificamente pessoa física.
Quem já é
proprietário de um imóvel pode aderir ao programa SAC?
Sim
Como é a
Comprovação de Capacidade de Pagamento?
O critério utilizado para
determinar a capacidade do associado em cumprir com determinado compromisso
financeiro é o pagamento da contribuição associativa, que deve ser mensal,
pontual e ininterrupto.
O que é
Pontuação Comparativa?
É a divisão dos pontos
conquistados pelo associado, pelo valor da contribuição associativa mensal,
objetivando a equiparação de todos os associados. É beneficiado, desta forma, o
associado que tiver um valor menor da carta de crédito. Por exemplo; um associado
contribui com R$ 100,00 e outro com R$ 200,00. Se ambos fizerem 1.000 pontos, o
primeiro receberá 10 pontos e o segundo 5 pontos (1.000 dividido pela
contribuição associativa de cada um dos associados).
O que é
um indicador?
O indicador é um associado da
AFTB que lhe indica como novo associado da AFTB, ou indicado.
Não tenho
indicador, entrei na AFTB pelo site. Como faço para me cadastrar?
No site da AFTB são apresentados
diversos orientadores. Procure o orientador mais próximo da sua região, bem
como você pode solicitar que a AFTB lhe apresente alguns associados próximos de
você através da Central de Atendimento. A partir daí você terá o livre arbítrio
para escolher seu indicador.
O
associado é obrigado a pagar o seguro?
Visando a instabilidade familiar
em caso do associado em caso de alguma fatalidade, o associado é obrigado a
pagar o seguro.
Quando
ocorre o cancelamento automático da contribuição associativa?
Quando o associado deixa de pagar
sua contribuição associativa por um período de três meses consecutivos o
sistema cancela automaticamente a emissão dos boletos de pagamento. A falta de
regularidade e pontualidade no pagamento da contribuição associativa acarreta
na perda da contemplação por ambos os critérios (tempo de contribuição e
mérito) e perda das pontuações advindas das contribuições e das pontuações
recebidas por meio das indicações.
A
contribuição associativa pode ser deduzida do imposto de renda?
Não, justamente por ter a
natureza de contribuição (doação). Caso fosse uma doação por uma pessoa
jurídica, isso se enquadraria dentro da lei da OSCIP, permitindo a dedução, mas
para fazer parte deste programa tem que ser especificamente pessoa física.
Como
reativar a contribuição associativa?
Caso o associado opte por
reativar sua contribuição associativa ele tem duas opções:
.
Pagamento
das parcelas em atraso na sede da associação;
i.
Efetivar
uma nova inscrição.
Parando
de pagar a contribuição associativa, um associado tem direito a resgatar o
valor pago anteriormente à AFTB?
Quando o associado opta por não
pagar mais a contribuição associativa ele é automaticamente desligado do quadro
de associados, não tendo direito à restituição dos valores pagos, pois
determinado valor trata-se de uma contribuição espontânea que tem como objetivo
manter a associação e ajudá-la na busca de seus objetivos sociais em benefício
de todos os associados.
Qual o
prazo de tolerância para pagamento em atraso?
O pagamento realizado em até 05
dias do vencimento do boleto, não sendo este um final de semana ou feriado,
será considerado pagamento pontual. Exemplo: Se o vencimento do seu boleto for
dia 10, e o dia 15 cair em um sábado, você poderá pagar até o dia 14 para ser
considerado pagamento pontual. Se o pagamento for realizado no sábado, dia 15,
será considerado pagamento em atraso.
Paguei a
Contribuição Associativa em duplicidade, o que eu faço?
O associado deve enviar o
comprovante do pagamento para o fax (11)4083-2511 ou o e-mail
suporte@aftbrasil.org.br. Após verificação o suporte dará baixa no mês
subseqüente.
Sobre as
Cartas de Crédito
Qual é o
valor do crédito pretendido e o seu limite?
O crédito pretendido deverá ser
em montante igual a 1.000 vezes o valor da contribuição associativa mensal
determinada pelo ASSOCIADO, sendo que este valor não poderá ultrapassar o limite
mínimo de R$ 35.000,00 e limite máximo de R$500.000,00 (Quinhentos mil reais).
Qual é a
origem dos créditos para as cartas?
Os créditos que serão concedidos
aos associados, são provenientes de contribuições associativas, convênios com
entidades públicas e privadas, doações de pessoas físicas e jurídicas,
patrocínios, sendo que a associação será encarregada de operacionalizar ações
para potencializar a drenagem de recursos direcionados ao SAC.
Quais os
critérios utilizados para a concessão de crédito?
Os créditos habitacionais serão
distribuídos entre os associados em volume conforme a disponibilidade auferida
em cada reunião mensal de diretoria, sendo estes direcionados aos associados na
seguinte ordem de prioridade:
.
Tempo de
contribuição; Associados com pagamento regular e pontual da contribuição
associativa pelo período de 30 meses.
i.
Critério
de mérito.
Antecipando
o valor da contribuição associativa dos 30 meses eu posso pegar a minha carta
de crédito?
Não, justamente porque nossa meta
social é contemplar as pessoas de menor poder aquisitivo. Há uma grande
pontuação com este tipo de atitude, além de ajudar a compor o fundo que concede
cartas de crédito, porém não é suficiente para antecipar a carta, pois, de
outra forma, estaríamos favorecendo quem tem maior poder aquisitivo. As ações
voluntárias são muito mais pontuadas do que a antecipação de pagamentos.
Pode o
associado aumentar a contribuição, e consequentemente o valor da carta de
crédito?
Caso o associado opte pelo
aumento de sua contribuição, ele terá que voltar a cumprir com o período
aquisitivo, para que o novo valor seja referência para cálculo da carta de
crédito, quando de sua contemplação. O período aquisitivo é de no mínimo 6
meses (por mérito) ou de 30 meses (por tempo de contribuição).
Pode o
associado diminuir a contribuição, e consequentemente o valor da carta de
crédito?
Caso o associado opte por
diminuir o valor de sua contribuição, o valor do crédito concedido será
equivalente ao montante menor. Caso o associado opte por retomar o pagamento em
valor maior, deverá quitar a diferença à menor recolhida, ou voltar a cumprir o
período aquisitivo.
A AFTB
compra a casa que eu quero no estado que eu quero?
O crédito concedido pela AFTB tem
como objetivo auxiliar o associado na aquisição de sua casa própria, terreno e
apartamento, inclusive imóveis na planta, podendo ser utilizado em qualquer
cidade do Território Nacional, cobrindo até 100% do valor do bem.
Qual o
prazo para utilização do crédito?
O prazo de utilização do crédito
concedido será de 180 (cento e oitenta.) dias a contar da assinatura do
contrato de concessão de crédito, sendo que uma vez superado este, o associado
perderá o direito de utilização, não obstante à possibilidade de ser
contemplado novamente de acordo com as regras do sistema. Este prazo poderá ser
interrompido ou suspenso devido às circunstâncias alheias à vontade das partes,
sendo cada caso analisado individualmente.
Se eu não
encontrar minha casa em 06 meses após a contemplação o que acontece?
O prazo de utilização do crédito
concedido será de 180 (cento e oitenta) dias a contar da assinatura do contrato
de concessão de crédito, sendo que uma vez superado este, o associado perderá o
direito de utilização, não obstante à possibilidade de ser contemplado
novamente de acordo com as regras do sistema. Este prazo poderá ser
interrompido ou suspenso devido a circunstâncias alheias à vontade das partes,
sendo cada caso analisado individualmente.
O
associado pode efetuar uma construção em terreno próprio?
O associado poderá utilizar o
crédito para construção em terreno de sua propriedade, porém, tal procedimento
estará condicionado à aprovação da Presidência, Diretoria Jurídica e Financeira
da AFTB, depois de analisado cada caso levando em consideração os riscos e
garantias ofertadas.
Quando é
liberado o pagamento ao vendedor do imóvel?
No ato do registro da escritura,
o pagamento do valor negociado pelo imóvel será pago diretamente ao vendedor,
mediante cheque administrativo fornecido pela AFTB.
Qual a diferença entre um crédito bancário e o crédito da AFTB para a
aquisição de um imóvel de R$ 100.000,00, para pagamento em 360 meses?
BANCOS
(crédito R$ 100.000,00) |
SAC
(crédito R$ 100.000,00) |
|||||
Parcela
|
R$ 1.190,00
|
R$ 378,00
|
||||
Juros
|
12%
|
Zero
|
||||
Custo total do Financiamento
|
430,40%
|
137,88%
|
||||
Objetivo
|
Econômico
|
Social
|
||||
Conclusão: ao final do contrato o
contribuinte pagou para: |
Bancos: o equivalente a 4 casas!!!!
|
AFTB: a sua casa própria!!!!
|
Contemplações
por Mérito
Como
funciona o sistema de mérito para antecipação da carta de crédito?
Pelo critério de mérito, será
avaliado o desempenho pessoal de cada associado no cumprimento das metas
coletivas, beneficiando com prioridade os mais ativos e eficientes quanto aos
resultados demonstrados, sempre em conformidade aos objetivos da associação.
Para mensurar o desempenho de cada associado, este programa institui um sistema
de pontuação, onde cada atividade é representada por um determinado valor
divulgado na tabela de pontuação especificada na tabela inserida no final deste
item. Todas as atividades do associado em função do desenvolvimento da AFTB são
conversíveis em pontos, mesmo que não formalmente descritos na tabela de
pontuação.
Como
funciona a pontuação referente à contribuição e indicação de novos associados?
Para que a AFTB se desenvolva,
ela conta com a divulgação dos seus associados. O processo de divulgação pode
ser iniciado com amigos, parentes, vizinhos entre outros. Dessa forma cada
associado cria uma rede de indicações sendo estas ações passíveis de pontuação.
O pagamento pontual da contribuição associativa gera uma pontuação equivalente
ao valor atribuído pelo associado, na proporção de 1 (um) ponto para cada real
pago. Quando este associado inicia o processo de divulgação, cada pessoa que se
associa por intermédio dele também recebe pontuação e pontua para a pessoa que
o indicou, estas pontuações são geradas para todos até o terceiro nível durante
6 (seis) meses. A pontualidade e o desenvolvimento de uma rede de
relacionamentos possibilitam aos associados uma posição privilegiada no ranking
de pontuação. Ex.: Se cada associado indicar uma pessoa por mês, com mesmo
valor de contribuição associativa, e todos os indicados também fizerem o mesmo,
ao final de doze meses das suas inscrições todos serão contemplados.
Como
funciona a pontuação comparativa?
Para equiparar associados de
diferentes níveis de contribuição mensal, o total de pontos acumulados será
dividido pelo valor da contribuição mensal do associado, resultando na
pontuação comparativa que serve de base para a distribuição das cartas de
crédito habitacional. É beneficiado, desta forma, o associado que tiver um
valor menor da carta de crédito. Por exemplo; um associado contribui com R$
100,00 e outro com R$ 200,00. Se ambos fizerem 1.000 pontos, o primeiro
receberá 10 pontos e o segundo 5 pontos (1.000 dividido pela contribuição
associativa de cada um dos associados). Este calculo beneficia pessoas de menor
poder aquisitivo, ratificando a missão social da AFTB.
Antecipando
o valor da contribuição associativa dos 30 meses eu posso pegar a minha carta
de crédito?
Não, justamente porque nossa meta
social é contemplar as pessoas de menor poder aquisitivo. Há uma grande
pontuação com este tipo de atitude, além de ajudar a compor o fundo que concede
cartas de crédito, porém não é suficiente para antecipar a carta, pois, de
outra forma, estaríamos favorecendo quem tem maior poder aquisitivo. As ações
voluntárias são muito mais pontuadas do que a antecipação de pagamentos.
Contemplação
por Tempo de Contribuição
O que é o
Período Aquisitivo?
É o prazo de 30 (trinta) meses de
pagamento mensal, pontual e ininterrupto, sendo o mínimo possível para
concessão do crédito independente do critério de mérito.
Qual a
garantia que a AFTB dá de que as cartas de crédito serão entregues em 30 meses?
A titulação de OSCIP é a maior
garantia, uma vez que não há falência deste tipo de organização, sendo
incorporada pelo Governo Federal que a destina para outra entidade, caso haja
má administração do programa. De outra forma, fatores de ordem maior podem
impedir que este prazo seja cumprido, tais como planos do governo que retenham
o dinheiro (por exemplo, Plano Collor).
O Período
Aquisitivo (30 meses) pode ser alterado?
O período aquisitivo pode ser
alterado, sempre que necessário, prevalecendo individualmente o menor período,
entre o determinado na inscrição do associado ou o novo.
Sobre
Inadimplência
Um
associado pode perder a contemplação por inadimplência?
A falta de regularidade e
pontualidade no pagamento da contribuição associativa acarreta na perda da
contemplação por ambos os critérios (tempo de contribuição e mérito).
Um
associado pode perder a pontuação por inadimplência?
A falta de regularidade e
pontualidade no pagamento da contribuição associativa acarreta na perda das
pontuações advindas das contribuições e das pontuações recebidas por meio das
indicações, bem como o cancelamento da inscrição no programa.
O que
acontece se o associado não tem dinheiro para a parcela do mês, mas não quer
ficar inadimplente?
O associado pode pular até 6
parcelas durante todo o prazo do financiamento, bastando apenas ligar no
escritório da AFTB e solicitar que elas sejam transferidas para o final do
financiamento, sem juros.
Percebendo
que ficará inadimplente, mesmo após os 6 pulos, o que o associado pode fazer
para evitar esta situação?
O associado, percebendo que
poderá ficar inadimplente, mesmo após os 6 pulos opcionais, poderá
preventivamente aderir ao PGRE através de indicações que lhe promovam
rendimentos. Na categoria bronze, os ganhos são estimados em torno de R$ 500,00
por mês.
Um
associado pode perder a contemplação devido à conduta incompatível com o
objetivo do programa?
Caso seja apurada qualquer
conduta do associado que seja incompatível com a finalidade social do programa,
acarretará na perda do direito do recebimento do crédito e eventual exclusão do
quadro de associados.
Um
associado inadimplente pode resgatar a pontuação adquirida durante a vigência
de pagamentos pontuais e regulares?
O associado pode resgatar sua
pontuação desde que efetue o pagamento de todas as contribuições em atraso.
Neste caso resgatará todas as pontuações de sua rede até o terceiro nível, bem
como das pontuações recebidas em decorrência de suas próprias contribuições.
Caso o associado opte por apenas retomar os pagamentos, não quitando os valores
em atraso, este não aproveitará a pontuação adquirida anteriormente pelo
critério de mérito.
Parando
de pagar a contribuição associativa, um associado tem direito a resgatar o
valor pago anteriormente à AFTB?
Quando o associado opta por não
pagar mais a contribuição associativa ele é automaticamente desligado do quadro
de associados, não tendo direito à restituição dos valores pagos, pois
determinado valor trata-se de uma contribuição espontânea que tem como objetivo
manter a associação e ajudá-la na busca de seus objetivos sociais em benefício
de todos os associados.
Como
resgato a pontuação adquirida durante a vigência de pagamentos pontuais e
regulares.
O associado pode resgatar sua
pontuação desde que efetue o pagamento de todas as contribuições em atraso.
Neste caso resgatará todas as pontuações de sua rede até o terceiro nível, bem
como das pontuações recebidas em decorrência de suas próprias contribuições.
Caso o associado opte por apenas retomar os pagamentos, não quitando os valores
em atraso, este não aproveitará a pontuação adquirida anteriormente pelo
critério de mérito.
Pós Carta
de Crédito
Como o
associado pode fazer o pagamento do crédito recebido?
O associado poderá efetuar o pagamento
do saldo devedor em até 360 (trezentos e sessenta meses). Podendo, inclusive,
efetuar a quitação total ou parcial do saldo antes de completado referido
período.
Posso
usar o meu FGTS para quitar parte do saldo devedor?
Não, o FGTS só poderá ser utilizado
no ato da compra do imóvel.
Há
pagamento de juros no saldo devedor?
O pagamento do saldo devedor será
totalmente isento de juros, aplicando-se apenas o índice de correção monetária.
Como se
baseia a aplicação da correção monetária?
.
IGPM
(FGV) - Índice Geral de Preços do Mercado;
i.
IPC
(FIPE)- Índice de Preços ao Consumidor;
ii.
IPCA
(IBGE)- Índice de Preços ao Consumidor Amplo;
iii.
INPC
(IBGE)- Índice Nacional de Preços ao Consumidor;
iv.
INCC
(FGV) - Índice Nacional de Custo da Construção:
O índice de reajuste será
definido quando da assinatura do contrato de concessão de crédito, buscando
sempre que esta correção não supere a variação salarial do associado.
O que
ocorre se o associado ficar inadimplente?
A AFTB utilizará os meios legais
de recebimento das parcelas e, caso não seja efetivado o pagamento, o imóvel
será retomado e vendido para quitação do saldo devedor do associado, sendo que
o saldo remanescente será utilizado para pagamento de todas as despesas
relativas à retomada e o eventual restante será revertido em favor do
associado.
Que
despesas iniciais após o recebimento do crédito podem ser pagas pela AFTB e
diluídas no financiamento do associado?
Todas as despesas decorrentes do
presente contrato necessárias à efetivação do negócio, tais como, cópias, documentação,
certidões, matrículas, emolumentos, etc.
Programa
de Geração de Renda
Qual o
objetivo do plano de marketing de relacionamento?
1º Á AFTB tomou a decisão de que
em vez de usar recursos financeiros com publicidade em Jornais, rádios,
revistas, TVs e outros meios de comunicação acharam por bem repassar estes
recursos a seus associados. 2º Desta forma ela contribui com a geração de renda
e ainda proporciona á antecipação da liberação da carta de crédito como mérito
a quem desenvolve o plano de marketing de relacionamento.
Se eu me
decidir a não participar do plano de marketing de relacionamento em quanto
tempo eu recebo minha carta de crédito?
30 meses, ou seja, dois anos e
meio.
Se eu me
decidir participar do plano de marketing de relacionamento da AFTB o que eu
ganho com isso e como e que funciona para diminuir meu tempo para a liberação
de minha carta de credito?
Para cada pessoa que você indicar
através de seu código de indicação gera um bônus estes bônus passa a concorrer
com outras pessoas que também desenvolve o sistema de relacionamento e toda vez
que for ser feita as contemplações o associado que mais pontos tiver acumulados
será premiado com sua carta de credito lembrando que o prazo mínimo e de 6
meses. Exemplo: Cada indicado vale 50 pontos se você indicar 2 pessoas gera 100
pontos a você em uma comparação se hoje tivermos 3 cartas de credito a serem
contempladas por mérito e 4 pessoas concorrem uma indicou 1 pessoas tem 50
pontos você indicou 2 pessoas tem 100 pontos uma terceira pessoa indicou 3
pessoas e tem 150 pontos e por ultimo uma quarta pessoa que indicou 4 pessoas
tendo um total de 200 pontos, como no exemplo temos credito para 3 cartas a
serem liberadas você com 100 pontos as pessoas com 150 e 200 pontos serão
contempladas imediatamente. Lembrando que os pontos são acumulativos você não
os perde! Pagamento em dias de sua associação também pontos!
Como
fazer para ingressar no Programa Geração de Renda (PGR)?
A primeira meta estabelecida aos
associados que pretendem se mobilizar é a de inscrever 3 novos associados em
seu primeiro nível de relacionamento. Com as 3 primeiras indicações ativas, é
conferido ao associado o status Bronze, recebendo o botton correspondente e
iniciando o acúmulo de bônus, proporcional a atividade de sua rede de
relacionamentos.
Durante
quanto tempo o associado recebe os bônus?
As bonificações distribuídas pelo
Programa de Geração de Renda Extra ocorrem durante todo o período de permanência
dos associados aos programas sociais da AFTB, ou seja, em média 30 anos.
Como
posso ter um ganho de R$ 500,00 em bônus, sendo qualificado bronze?
Fazendo com que sua rede tenha um
grupo de pessoas dos quais o volume de contribuição associativa em seu primeiro
nível de relacionamento, calculando 1%, em seu segundo nível de relacionamento
2%, em seu terceiro nível de relacionamento 4%.
O que é
descontado no recebimento do Bônus?
Será descontado INSS e o Imposto
de Renda, além de antecipações provindas de compras na Loja Virtual.
Programa
de Captação de Recursos
O que é o
programa de Captação de Recursos da AFTB?
Trata-se de um modelo de captação
de recursos que tem por objetivo angariar colaboradores da iniciativa privada
(segundo setor), a fim de contribuir para o sucesso do programa AFTB de combate
ao déficit habitacional no Brasil.
Quais são
as empresas alvo deste programa?
Principalmente aquelas que não
têm por meta o investimento em programas sociais, ou seja, a maior parte das
empresas de pequeno e médio porte brasileiras. Isso é vital porque as grandes
empresas nacionais e multinacionais já possuem essa vertente de investimento e
por isso são muito assediadas.
Quais são
os benefícios para a empresa que se torna uma colaboradora?
O principal objetivo é o
engajamento num projeto social de melhoria das condições do povo brasileiro,
juntando-se à AFTB na sua missão de proporcionar o acesso à casa própria.
Depois, a empresa pode receber os seguintes benefícios:
§ Dedução de impostos a recolher;
§ Melhora no ISE (índice de
sustentabilidade empresarial) da Bovespa;
§ Divulgação e participação em
eventos e mídia, ou seja, a empresa ganha visibilidade e melhora a sua imagem.
Como
posso ser um captador de recursos?
O Centro de Excelência AFTB da
AFTB está oferecendo 2 cursos, a saber;
§ Módulo Básico de Captação de
Recursos;
§
Curso de
4 horas de duração que capacita os funcionários a captar recursos dentro da
própria empresa onde trabalham, revertendo o investimento feito para o seu
PGRE.
§ Módulo Avançado de Captação de Recursos;
§
Curso de
16 horas de duração que forma captadores de recursos profissionais para atuar
junto às empresas de segmentos diversos, revertendo o investimento feito para o
PGRE.
Para
saber mais sobre os cursos acesse em breve a guia Cursos AFTB no site da AFTB.
Pró-Casa
Qual o
objetivo central do programa Pró-Casa?
O Pró-Casa - Programa de Acesso a
Casa Própria - chega para dinamizar essa prática e atender as empresas que
desenvolvem ações em benefício da comunidade interna (seus funcionários).
Qual é a proposta
do programa Pró-Casa?
A proposta do programa é reverter
para os funcionários e colaboradores, todo recurso aplicado pela empresa no SAC
- Sistema Alternativo de Crédito - por meio da distribuição de créditos
habitacionais isentos de juros. Proporcionar benefícios e alternativas viáveis
na aquisição da casa própria são os diferenciais deste programa, que combate o
déficit habitacional no Brasil, aumenta a produtividade da organização e
incorpora a responsabilidade social.
Quais são
as vantagens do PRÓ-CASA para a empresa que aderir ao programa?
§ Dedução de impostos a recolher;
§ Melhora no ISE da Bovespa;
§ Divulgação e participação em
eventos e mídia;
§ Até 200% do valor investido é
revertido aos funcionários da empresa.
Mãos à
obra
Qual o
objetivo do programa Mãos à obra?
Combater o déficit habitacional e
atender a população que necessita de imóveis populares.
Quem é o
parceiro da AFTB neste programa?
A AFTB junto com o poder público
aumentará a oferta de imóveis de acordo com as faixas de mercado identificadas
como de oferta insuficiente.
Do que
depende a implantação do programa?
A implantação do projeto depende
de estudos específicos e direcionados às características de cada região e
começa com o levantamento dos seguintes dados:
§ Orçamento do Município (Verba
Total);
§ Disponibilidade de recursos
destinados a habitação;
§ Quantificação e qualificação da
população economicamente ativa, com renda familiar de até 1,5 salários mínimos;
§ Quantificação e qualificação de
favelas, desabrigados e sem teto do Município;
§ Mapeamento das áreas públicas
disponíveis para construção de moradias.
§ É de responsabilidade da AFTB
compilar os dados recebidos, estruturar o projeto, buscar parceiros e propor o
Termo de Parceria com o Poder Público.
Quais os
benefícios que o programa oferece?
A implantação do projeto depende
de estudos específicos e direcionados às características de cada região e
começa com o levantamento dos seguintes dados:
§ Redução do Índice de Desemprego
Local.
§ Aumento da Atividade Econômica.
§ Redução da Desigualdade Social.
§ Inclusão Social.
§ Redução do Déficit Habitacional
Municipal.
§ Proteção a Áreas de Manancial.
§ Conseqüente melhora nos níveis de
saúde publica
Leon Lopes
Parnamirim/RN
Tel:(84)8801-1042 E-mail: leon-lopes2011@bol.com.br