Pesquisar o SITE

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Footecon começa nesta terça no Rio de Janeiro


Técnico alemão Jürgen Klinsmann e Jordi Mestre, diretor técnico das categorias de base do Barcelona, são atrações Congresso Internacional de Futebol organizado anualmente pelo tetracampeão Parreira


Srdjan Zivulovic/Reuters
Técnico Jürgen Klinsmann, que comanda a seleção norte-americana, é uma das atrações dp evento
Rio de Janeiro – Consolidado no calendário do futebol brasileiro como principal fórum para debates e relacionamentos profissionais no mercado da bola, o Footecon começa nesta terça-feira, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A oitava edição terá como principal tema em discussão a formação de atletas. Por esse motivo, um dos convidados internacionais virá da maior referência mundial na revelação de novos jogadores, o Barcelona. O espanhol Jordi Mestre, diretor técnico do CT La Masia, vai explicar o modelo implementado nas categorias de base do clube catalão e a importância dada ao desenvolvimento pessoal dos futuros atletas.

La Masia revelou diversos craques, entre eles o argentino Lionel Messi e os espanhóis Xavi, Iniesta e Cesc Fabregas. Além de Jordi Mestre, o Footecon 2011 também terá outros convidados internacionais, como o alemão Jürgen Klinsmann, campeão como jogador da Copa do Mundo da Itália, em 1990, e atual treinador da seleção norte-americana. Klinsmann, que era o técnico da seleção alemã durante a Copa de 2006, falará sobre os desafios e oportunidades de ser o time anfitrião e organizador de um Mundial.

O ex-árbitro colombiano Oscar Ruiz abordará o tema “Como os treinadores podem ajudar ou atrapalhar a arbitragem”. Aposentado recentemente, Ruiz completou 17 anos como árbitro da Fifa, entidade que o tem como instrutor técnico do programa de assistência à arbitragem na América do Sul.

O Footecon 2011 abordará ainda outros assuntos relacionados ao futebol: medicina e fisiologia, psicologia, técnica e tática, marketing, direito esportivo, gestão de clubes e craques e infraestrutura. Ao todo, serão mais de 40 palestras conduzidas pelos principais profissionais do mercado, entre eles Mano Menezes e Nei Franco, técnicos das seleções brasileiras principal e sub-20; Carlos Alberto Parreira, técnico campeão da Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, e idealizador do Footecon; treinadores da série A do Campeonato Brasileiro, ex-jogadores, gestores de clubes, diretores de grandes empresas, advogados, médicos e fisiologistas.

Sétima arte e literatura

Uma das novidades deste ano fica por conta do Cinefoot, Festival de Cinema de Futebol. O evento ocorrerá paralelamente ao evento. As sessões serão realizadas no fim de cada dia de palestras e reunirão diversas obras cinematográficas que utilizam o futebol como tema principal. O Footecon também prestará uma homenagem ao escritor e cronista Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos em agosto de 2012. Os jornalistas Arthur Dapieve e Tino Marcos e o treinador René Simões são os nomes confirmados na mesa que terá como tema “Como a relação com a crônica esportiva ajudou a construir a imagem do futebol brasileiro”.